Produtos/Serviços Parceiros

Parceria r7.com

Morar sozinho com pouco dinheiro é, com certeza, um desafio 一 mas não uma tarefa impossível. Seja você um jovem saindo da casa dos pais, um recém-divorciado mudando de vida ou alguém da terceira idade redescobrindo a independência, você pode economizar em todas as etapas da nova vida. 

Tudo começa pela decisão de partir para um canto só seu e, nessa hora, não é apenas a realidade emocional de estar sozinho que entra na conta. “Isso também impacta sua vida financeira, porque o gerenciamento recai todo sobre você”, aponta Afrânio Alves, especialista da Meu Consultor Financeiro. 

E aí entra a ferramenta obrigatória do orçamento, não só para entender os gastos atuais mas para projetar quanto vai custar morar sozinho. “Se você vive com seus pais, provavelmente seus gastos hoje são todos com lazer”, diz Afrânio. Para quem divide um apê com amigos, as despesas também vão aumentar. 

Quer planejar melhor sua vida financeira? Fale com um especialista SpaceMoney

Para morar sozinho com pouco dinheiro, vale a pena não apenas reduzir gastos desnecessários, como avaliar o custo-benefício de algumas escolhas relacionadas à nova casa. Por exemplo, você vai conseguir arcar com o custo de vida do bairro desejado? “É preciso transformar o dia-a-dia em números”, recomenda Afrânio. 

Comprar ou alugar?

Uma maneira rápida de descobrir se vale a pena financiar é comparar o aluguel com a parcela do financiamento. “Normalmente, o financiamento é pior para o bolso, porque há os juros embutidos”, lembra o especialista. “Mas sabemos que o sonho da casa própria pesa para muitos brasileiros”. 

Para responder a pergunta, também é preciso olhar para outras áreas da sua vida: será que sua vida profissional não vai te levar para outras cidades? E será que talvez um financiamento não traz estresse para o seu casamento no momento? 

Leia mais: É melhor alugar ou comprar uma casa?

Seja qual for a resposta, você deve ter um dinheiro reservado não só para os trâmites burocráticos envolvendo a mudança, mas também para eventuais reparos no imóvel. “Junte um valor antes de ir para a casa nova, já que muito provavelmente será preciso comprar móveis 一 e é sempre bom ter uma reserva de emergência”, recomenda Afrânio Alves.

Lar doce lar

Uma vez instalado no seu aconchego, pode parecer que as transformações acabaram, mas ela só estão começando. Para evitar apertos com o novo orçamento doméstico, é preciso cortar desperdícios em todas as frentes, diz o especialista. 

“Desde aparelhos domésticos até cuidar bem de utensílios de casa, tudo é economia”, afirma Afrânio. Além disso, uma nova rotina, com um tempo semanal para avaliar as contas pode ajudar. “É uma maneira de continuar respeitando prioridades financeiras e fazer escolhas que tragam qualidade de vida”, completa.


Publicidade

  • Produtos/Serviços SpaceMoney

  • Parceria r7.com

  • Simulador Online de Investimentos SPACEMONEY

    Acesse nosso Simulador de Investimento e descubra as melhores aplicações financeiras para o seu bolso e perfil.

    Simulador Online
  • © 2020 – SpaceMoney Brasil Informações e Sistemas Ltda. Todos os Direitos Reservados.
    A SpaceMoney é um veículo informativo e não faz recomendações de investimentos, não podendo ser responsabilizada por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

    Produtos/Serviços Parceiros

    Produtos/Serviços Parceiros