Conflito geopolítico

EUA acusam China de construir complexo de guerra maior que o Pentágono

Uma avaliação de imagens de satélite obtidas pelo Financial Times aponta que a construção principal começou em meados de 2024

Donald Trump - Dólar hoje
Reprodução

Autoridades dos Estados Unidos acreditam que a China está construindo um complexo no oeste de Pequim que servirá como um centro de comando de guerra. Além disso, o espaço seria muito maior que o Pentágono.

Imagens de satélite obtidas pelo jornal Financial Times, e que estão sendo examinadas pela inteligência norte-americana, mostram uma espécie de “canteiro de obras” com cerca de 6km², 30 km a sudoeste de Pequim.

De acordo com as informações do jornal, o espaço apresenta “buracos profundos”. Segundo especialistas militares, abrigarão grandes bunkers reforçados para proteger os líderes militares chineses durante um eventual conflito, inclusive em caso de uma guerra nuclear.

Antigos e atuais funcionários dos EUA disseram que a inteligência norte-americana estava monitorando de perto o local, que seria “o maior centro de comando militar do mundo”, pelo menos dez vezes o tamanho do Pentágono.

Uma avaliação de imagens de satélite obtidas pelo Financial Times aponta que a construção principal começou em meados de 2024.

Ainda segundo a publicação, a construção acontece quando o Exército de Libertação Popular desenvolve novas armas e projetos perto do centenário da força em 2027.

A inteligência dos EUA diz que o presidente Xi Jinping ordenou que o ELP desenvolvesse a capacidade de atacar Taiwan até lá.

“Se confirmado, este novo bunker de comando subterrâneo avançado para a liderança militar, incluindo o presidente Xi como presidente da Comissão Militar Central, sinaliza a intenção de Pequim de construir não apenas uma força convencional de classe mundial, mas também uma capacidade avançada de combate nuclear”, disse Dennis Wilder, ex-chefe de análise da China para a CIA

(Informações do Financial Times)

Sair da versão mobile