Protecionismo e retaliação

Trump anuncia tarifas de 25% ao México e ao Canadá para tentar conter drogas e imigrantes ilegais

Em sua postagem, o ex-presidente mencionou uma “caravana procedente do México, composta por milhares de pessoas”, que estaria, segundo ele, “imparável” em sua busca por cruzar a fronteira dos Estados Unidos

Trump anuncia tarifas de 25% ao México e ao Canadá para tentar conter drogas e imigrantes ilegais
Reprodução

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, fez nesta segunda-feira (25) uma promessa contundente que promete ter um grande impacto nas relações comerciais da América do Norte.

Em uma publicação no Truth Social, plataforma de mídia social criada por ele, Trump anunciou que, logo após sua posse, assina um decreto executivo que impõe uma tarifa de 25% sobre todos os produtos provenientes do México e do Canadá que entrarem nos Estados Unidos.

A medida faz parte de uma série de ações que o republicano promete adotar, para pressionar os dois países vizinhos a tomarem medidas mais rigorosas contra o tráfico de drogas e a imigração ilegal.

Trump condiciona tarifa ao combate ao Fentanil e à imigração ilegal

Em seu post, Trump afirmou que o decreto, uma de suas primeiras ações oficiais como presidente, visa enfrentar o que ele considera como fronteiras abertas nos países vizinhos.

Em 20 de janeiro, como um dos meus muitos primeiros decretos, assinarei todos os documentos necessários para cobrar do México e do Canadá uma tarifa de 25% sobre TODOS os produtos que entram nos Estados Unidos e suas ridículas fronteiras abertas”, declarou Trump.

De acordo com o presidente eleito, a tarifa vai permanecer em vigor até que o México e o Canadá tomem medidas concretas para combater o tráfico de substâncias como o fentanil, um opioide sintético responsável por um grande número de overdose nos Estados Unidos, além de coibir a imigração ilegal que, segundo Trump, se intensificou com a gestão do atual governo.

Tarifa permanece em vigor até que a invasão cesse, afirma presidente eleito

Trump não poupou críticas ao governo atual, e apontou a falha das administrações anteriores em conter o fluxo migratório que, segundo ele, seria cada vez mais difícil de ser controlado.

Em sua postagem, o ex-presidente mencionou uma “caravana procedente do México, composta por milhares de pessoas”, que estaria, segundo ele, “imparável” em sua busca por cruzar a fronteira dos Estados Unidos.

Trump descreveu essa situação como uma “invasão” e afirmou que as tarifas impostas serão mantidas até que o México e o Canadá tomem medidas para frear o tráfico de drogas e a imigração ilegal.

Neste momento, uma caravana procedente do México, composta por milhares de pessoas, parece imparável em sua busca por passar pela nossa fronteira atualmente aberta”, queixou-se Trump, que acusa a administração Biden de não agir com a firmeza necessária para resolver o problema.

Essa tarifa permanece em vigor até que as drogas, especialmente o fentanil, e todos os imigrantes ilegais parem com essa invasão do nosso país”, completou o ex-presidente.

As informações são de Reuters.

Sair da versão mobile