Benefícios Sociais

13º salário do INSS disponível em novembro: confira o calendário

Aposentados e pensionistas que começaram a receber o benefício do INSS a partir de junho terão o 13º depositado em parcela única a partir de 25 de novembro

INSS: prazo de concessão do auxílio-doença
INSS: prazo de concessão do auxílio-doença | Foto/ Agência Brasil

Aposentados e pensionistas que começaram a receber o benefício previdenciário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a partir de junho deste ano vão receber o 13º salário em parcela única, em novembro.

O pagamento será feito conforme o calendário habitual de benefícios, começando no dia 25 de novembro e se estendendo até 6 de dezembro.

Diferentemente dos beneficiários que já estavam cadastrados no INSS antes de junho e receberam a gratificação natalina de forma antecipada em abril e maio, aqueles que obtiveram o benefício previdenciário após este período terão o 13º pago em uma única vez neste final de ano.

Quem tem direito ao 13º salário do INSS?

A gratificação natalina do INSS é concedida aos aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios por incapacidade, como o auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e auxílio-acidente.

Em casos de benefícios temporários, como o auxílio-doença, o pagamento é proporcional, considerando o período em que o benefício foi recebido.

Já os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e da RMV (Renda Mensal Vitalícia) não têm direito ao 13º, uma vez que estes benefícios são isentos de gratificação.

Calendário de pagamento do 13º salário do INSS para novembro

A partir do dia 25 de novembro, será feita a liberação do 13º para quem tem direito ao benefício no valor de um salário mínimo (atualmente R$ 1.412).

Em seguida, a partir de 2 de dezembro, o pagamento será feito para os segurados que recebem acima do piso nacional. Confira as datas:

Para benefícios no valor de um salário mínimo:

Final do benefícioData do depósito
125 de novembro
226 de novembro
327 de novembro
428 de novembro
529 de novembro
62 de dezembro
73 de dezembro
84 de dezembro
95 de dezembro
06 de dezembro

Para quem recebe mais do que um salário mínimo:

Final do benefícioData do depósito
1 e 62 de dezembro
2 e 73 de dezembro
3 e 84 de dezembro
4 e 95 de dezembro
5 e 06 de dezembro

Isenção de Imposto de Renda e cota extra

Os aposentados e pensionistas do INSS que possuem idade a partir de 65 anos têm direito a uma cota extra de isenção do Imposto de Renda a partir do mês de aniversário, o que pode reduzir o valor do imposto retido ou até mesmo eliminar a cobrança.

Além disso, segurados com doenças graves, que têm direito à isenção do IR, também não terão a cobrança do tributo sobre o 13º.

A antecipação do benefício e a reivindicação de um 14º salário

Em 2023, o 13º salário foi antecipado para mais de 33 milhões de segurados entre abril e maio, seguindo uma prática adotada desde a pandemia de Covid-19 em 2020.

Segundo o INSS, foram feitos 70 milhões de pagamentos, somando um investimento total de R$ 102 bilhões.

Embora a antecipação seja vista positivamente, muitos aposentados defendem a criação de um 14º salário, já que a gratificação recebida no primeiro semestre deixa o segundo semestre sem uma renda extra, justamente no período de festas de fim de ano.

Em 2020, um projeto de lei sobre o 14º salário foi proposto pelo deputado Pompeu de Matos (PDT-RS) na Câmara dos Deputados, e, em 2021, pelo senador Paulo Paim (PT-RS) no Senado, mas ambos os projetos não avançaram.

Sair da versão mobile