No domingo (20), a Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em São Paulo, informou que 14.821 imóveis seguem sem eletricidade no estado.
De acordo com o balanço, o número representa 0,18% do total de clientes, e a empresa classificou a situação como “dentro da normalidade”.
A capital paulista continua como a mais afetada, com 10.355 imóveis sem luz. Em seguida, está a cidade de Diadema, onde 1.079 consumidores enfrentam o mesmo problema.
Atendimento reforçado pelo Procon-SP
Diante do cenário, o Procon-SP intensificou seu atendimento na capital para consumidores afetados pela falta de energia.
A partir de segunda-feira (21) até sexta-feira (25), das 9:00 às 15:00, os paulistanos poderão registrar reclamações presencialmente em postos montados nas subprefeituras de Capela do Socorro, Cidade Ademar, Parelheiros e Santo Amaro.
Entre os direitos dos consumidores, o Procon-SP destaca o ressarcimento por danos materiais decorrentes da falta de energia, como a perda de alimentos e medicamentos ou danos a eletrodomésticos.
A concessionária também tem o dever de fornecer informações claras e transparentes sobre a previsão de retomada do fornecimento de energia e as orientações para solicitação de ressarcimento.
Condições climáticas e impacto
A falta de energia foi provocada por um forte sistema de baixa pressão que causou chuvas intensas em várias regiões do estado nos últimos dias.
No entanto, a Defesa Civil de São Paulo informou que o sistema perdeu força e o corredor de umidade que vinha da Amazônia (AM) se deslocou para os estados de Minas Gerais (MG) e Rio de Janeiro (RJ).
Segundo o órgão, nas últimas 48 horas, foram registrados 151,0 milímetros de chuva no município de Itajubá e 146,0 milímetros em Santa Rita do Sapucaí, ambos em Minas Gerais. Já no estado do Rio de Janeiro, Mangaratiba registrou 138 milímetros de precipitação.
Apesar da melhora no tempo em São Paulo, os efeitos da tempestade ainda causam transtornos, principalmente no fornecimento de energia.
Como solicitar ressarcimento à Enel
Consumidores que sofreram perdas devido à interrupção do serviço podem solicitar ressarcimento diretamente à Enel.
Para isso, consumidores precisam reunir comprovantes de danos ou prejuízos e seguir as instruções oferecidas pela concessionária. O Procon-SP se disponibliza para auxiliar nas demandas relacionadas ao processo de ressarcimento.
Contato e mais informações da Enel e do Procon-SP
- Procon-SP: Reclamações podem ser registradas nos postos presenciais ou por meio do site oficial do órgão.
- Enel São Paulo: Informações e solicitação de ressarcimento podem ser feitas pela Central de Atendimento ou pelo site da empresa.