Entra em vigor, a partir de 04 de janeiro do próximo ano, uma nova carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, a bolsa paulista. O portfólio, atualmente em sua 16ª edição, reúne 46 ações de 15 setores diferentes da economia e valerá até 30 de dezembro de 2021.
Criado em 2005, o índice da B3 é o quarto do segmento no mundo. “[O ISE] é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa”, explica a bolsa em seu site oficial.
Todos os anos são convidadas a participar as empresas com as 200 ações mais líquidas da B3. Para 2021, o portfólio reúne 39 companhias que, juntas, atingem R$ 1,8 trilhão em valor de mercado.
O índice acumula, desde seu início, performance de 294,7% e supera em quase 50% o desempenho do Ibovespa no mesmo período (até o fechamento de 25 de novembro de 2020).
Para Movida, primeira empresa do setor de locação de veículos a integrar o portfólio, sua posição no índice pelo segundo ano consecutivo reafirma o posicionamento e boas práticas ambientais, sociais e de governança (ASG) da companhia.
"Clientes e colaboradores vêm abraçando a agenda ASG, mesmo que ainda não a chamem assim. No caso das empresas abertas, já é concreta a migração de investidores para as companhias que possuem esta agenda no seu modelo de negócios, que tem a missão clara de gerar valor para todos, para a construção de um mundo melhor", afirma Edmar Lopes, CFO da Movida.
Confira todas as empresas que fazem parte do ISE B3:
- AES Tietê
- B2W
- Banco do Brasil
- Bradesco
- BRF
- BTG
- CCR
- Cemig
- Cielo
- Copeç
- Cosan
- CPFL
- Duratex
- Ecorodovias
- EDP
- Eletrobras
- Engie
- Fleury
- GPA
- Itaú
- Itaúsa
- Klabin
- Light
- Lojas Americanas
- Lojas Renner
- M. Dias Branco
- Marfrig
- Minerva
- Movida
- MRV
- Natura
- Neoenergia
- Petrobras
- Petrobras Distribuidora
- Santander
- Suzano
- Telefônica
- Tim
- Weg