Diferentemente dos anos anteriores, a B3 (B3SA3) vai realizar negociações neste 25 de janeiro, feriado em que se celebra o aniversário da cidade de São Paulo.
Até 2021, as negociações eram afetadas pelos feriados estaduais e municipais da capital paulista, onde a bolsa se localiza.
A partir deste ano, as negociações não serão mais paralisadas nos dias em que for feriado apenas no município ou no Estado de São Paulo. Logo, assim como no dia 25, a bolsa não vai interromper os negócios em 9 de julho, feriado correspondente a Revolução Constitucionalista, e nem em 20 de novembro, no dia da Consciência Negra.
Dessa forma, o calendário da bolsa vai seguir apenas os feriados nacionais.
Segundo a B3, a decisão alinha o calendário de funcionamento da Bolsa de Valores brasileira ao das principais bolsas de valores mundiais.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias também terão expediente na data, devido à antecipação do feriado pela prefeitura de São Paulo em 30 de março de 2021, com o objetivo de conter os deslocamentos no município e a disseminação do coronavírus durante a pandemia.
“Os meios eletrônicos podem ser uma alternativa prática e extremamente segura para realizar a maior parte das transações financeiras”, disse o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.
Com informações de Bloomberg Línea Brasil e E-investidor.