Geral

46% dos brasileiros dizem que renda não acompanha evolução de gastos, diz estudo

Despesas básicas

-
-

Nesta quarta-feira (7), a TransUnion, empresa global de informações e insights, divulgou os resultados de como a população está lidando com os impactos do cenário econômico, de acordo com o Consumer Pulse Study no terceiro trimestre de 2022.

Apesar de existir uma tendência de queda nos índices de inflação, 46% das pessoas disseram que suas rendas não acompanharam o nível de aumento de preços observado ao longo do ano.

No terceiro trimestre, consumidores consultados disseram que vão diminuir as despesas nos próximos três meses em compras em lojas físicas e online (39%); viagens, entretenimento e comer fora (43%); e grandes compras, como carros e eletrodomésticos (38%).

“Neste momento, o acesso ao crédito é ainda mais relevante para a população, bancos e instituições financeiras têm uma oportunidade de apoiar seus clientes com soluções adequadas às suas necessidades, não só estreitando essa relação de confiança, como expandindo os seus negócios de forma saudável” explica Claudio Pasqualin, vice-presidente de Soluções da TransUnion Brasil.

Nas obrigações existentes, houve uma queda do último trimestre de 13 p.p.entre as pessoas que esperam não conseguir pagar integralmente suas contas e empréstimos atuais (27%).

Entre elas, 51% esperavam não conseguir pagar suas contas de cartão de crédito, seguido por empréstimos pessoais (35%) e contas fixas, como luz, água e gás (12%).

O Consumer Pulse Study do terceiro trimestre de 2022 foi baseado em um levantamento junto a 1.014 indivíduos adultos, realizado de 19 a 29 de agosto de 2022.

Sair da versão mobile