Davos

Fórum Econômico Mundial: desigualdade social ameaça crescimento nos próximos anos

- Jonathan Kho via Unsplash
- Jonathan Kho via Unsplash

A pandemia da Covid-19 está aumentando as disparidades e a fragmentação social: em um horizonte de três a cinco anos irá ameaçar a economia e dentro de cinco a dez anos enfraquecerá a estabilidade geopolítica. Isso é o que aponta a edição de 2021 do Global Risks Report, do Fórum Econômico Mundial, divulgado nesta terça-feira (19).

Segundo o relatório, os entrevistados apontam que os maiores riscos eminentes estão relacionados com a preocupação acerca de doenças infecciosas, crises de emprego, desigualdade digital e desilusão juvenil. 

A médio prazo, de 3 a 5 anos, os maiores receios são quanto aos riscos de repercussões econômicas e tecnológicas, como explosões da bolha de ativos, o colapso da infraestrutura de tecnologia de informação, instabilidade de preços e crises da dívida. 

Já para as ameaças de longo prazo, foram “eleitas” as armas de destruição em massa, colapso de Estados, perda da biodiversidade e avanços tecnológicos adversos.

“À medida que governos, empresas e sociedades começam a emergir da pandemia, eles devem moldar urgentemente novos sistemas econômicos e sociais que melhorem nossa resiliência coletiva e capacidade de responder a choques, reduzindo a desigualdade, melhorando a saúde e protegendo o planeta”, afirma Saadia Zahidi, diretor geral do Fórum Econômico Mundial.

Além disso, o documento apontou os dez maiores problemas, que de acordo com as respostas dos entrevistados, representarão um risco crítico para o mundo. Confira:

Os 10 maiores riscos por probabilidade de acontecerem
1. Clima Extremo
2. Fracasso na ação climática
3. Danos ambientais causados pela humanidade
4. Doenças infecciosas
5. Perda da biodiversidade
6. Concentração do poder digital
7. Desigualdade digital
8. Quebra das relações entre Estados
9. Fracasso da cibersegurança

10. Crises de subsistência

Os 10 maiores riscos por impacto mundial

1. Doenças infecciosas
2. Fracasso na ação climática
3. Armas de destruição em massa
4. Perda da biodiversidade
5. Crises de recursos naturais
6. Danos ambientais causados pela humanidade
7. Crises de subsistência
8. Clima extremo
9. Crises financeiras

10. Colapso da Infraestrutura de TI

O Global Risks Report 2021 foi realizado por meio de 841 respostas de parceiros do Fórum Econômico Mundial.

Sair da versão mobile