Florença Brasileira

ALESP aprova criação da Região Metropolitana de Piracicaba

Região vai englobar 24 municípios; Laranjal Paulista foi retirada do grupo a pedido da própria prefeitura

- José Furlan Pissol
- José Furlan Pissol

Nesta quarta-feira (18), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou o Projeto de Lei Complementar 22/2021, do Executivo, que cria a Região Metropolitana de Piracicaba, que é formada por 24 municípios e possui cerca de 1,5 milhão de habitantes.

O PL, que agora segue para sanção do governador João Doria (PSDB-SP), chegou à Alesp no dia 22 de junho e recebeu, ao todo, 12 propostas de emendas, passando por apenas uma modificação, que foi a retirada de Laranjal Paulista da lista de cidades da unidade regional.

A região metropolitana contará, então, com 24 municípios: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.

De acordo com a proposta, a região de Piracicaba terá um Comitê Executivo, e um conselho de desenvolvimento, formado por prefeitos, sociedade civil e representantes do Estado, para a aprovação de metas e prioridades; acompanhamento de obras e empreendimentos; e análise de projetos e demais questões de interesse regional.

Essa é a oitava região metropolitana do Estado e a segunda aprovada pela Assembleia em pouco mais de uma semana. Na terça-feira (10/8), os parlamentares foram favoráveis à criação da Região Metropolitana de São José do Rio Preto, que vai englobar 37 municípios e beneficiar cerca de 918.016 habitantes. O projeto (PLC 15/2021) ainda aguarda sanção do Executivo.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da ALESP

Sair da versão mobile