E-commerce fora do ar

Americanas (AMER3) despenca mais de 5%; perda de valor de mercado ultrapassa os R$ 2 bilhões

Papéis da companhia seguem prejudicados com indisponibilidade de sites

Filial da Lojas Americanas situado na Rua Riachuelo, na Lapa, Rio de Janeiro, Brasil. - Eduardo P via Wikimedia Commons
Filial da Lojas Americanas situado na Rua Riachuelo, na Lapa, Rio de Janeiro, Brasil. - Eduardo P via Wikimedia Commons

Por volta das 13:45 desta terça-feira (22), a Americanas (AMER3) acentuava suas perdas do pregão anterior (21), quando recuou 6,55%, e amargou uma perda de valor de mercado de mais de R$ 2 bilhões, segundo dados da Refinitiv.

A Americanas despenca 5,11%, com ações cotadas a R$ 29,88 cada, enquanto os papéis da companhia seguem prejudicados pela indisponibilidade do seu serviço de e-commerce.

Os sites de Americanas (AMER3) e Submarino continuam fora do ar (22) e já ultrapassaram a marca de 72 horas indisponíveis.

O último comunicado da Americanas (AMER3) sobre o fato foi veiculado no domingo (20), e citava as dificuldades já apresentadas pelo sistema na véspera (19) e a suspensão proativa que a companhia decidiu exercer.

Em documento, a Americanas cita que identificou acesso não autorizado em parte dos servidores do ambiente de e-commerce e que acionou prontamente seus protcolos de resposta.

A companhia informou que atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de
e-commerce o mais rápido possível.

Além disso, reiterou que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos.

Por fim, informa que as lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem em operação normal.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.

Prejuízo milionário

Ao utilizar como base o último balanço divulgado pela companhia, Carlos Daltozo, chefe de pesquisa da Eleven Financial, estimou, a pedido do jornal O Globo, uma perda de pelo menos R$ 50 milhões por dia com a indisponibilidade dos sites.

Esse valor considera apenas as vendas de produtos próprios da Americanas nos canais digitais suspensos. Ao considerar a venda de terceiros, a perda diária seria de aproximadamente R$ 100 milhões.

Com informações de Jornal do Brasil, O Globo e Reuters.

Sair da versão mobile