americanas b2w

Americanas e B2W têm "excepcional" trimestre, mas XP se mantém neutra

Americanas
-

Em meio à temporada de balanços, as Lojas Americanas e a B2W, que fazem parte do mesmo grupo empresarial, divulgaram seus resultados do 1º trimestre de 2020 nesta semana. Em relatório publicado nesta sexta-feira (8), as empresas receberam recomendações neutras pela XP Investimentos, apesar dos bons resultados no período. A corretora justifica a posição “em função da dificuldade em justificar um potencial de valorização significativo nos níveis atuais.”

A receita da B2W, que controla Submarino e o canal digital das Americanas (americanas.com) registrou Ebitda ajustado de R$ 128 milhões. Apesar disso, o prejuízo trimestral alcançou R$ 108 milhões, “impactado por um maior nível de depreciação e despesas financeiras mais elevadas”. Chamou a atenção a aceleração em abril e boa integração entre canais físicos e digitais.

Já as Lojas Americanas apresentou “resiliência” em meio à pandemia, escrevem especialistas. O ciclo de caixa melhorou em 22 dias na comparação anual e a companhia soube se adaptar aos meios digitais. As vendas em lojas de rua aumentaram, mas as franquias em shopping deram prejuízo. Assim, ao contrário da B2W, as Lojas registram lucro, de R$ 29 milhões, com Ebitda ajustado de R$ 498 milhões.

“Ficamos positivamente surpresos com o progresso significativo na integração das operações físicas e online; e a forte aceleração do e-commerce em abril” dizem analistas. Também avaliam positiva a “melhora na dinâmica de capital de giro em ambas as companhias.”

Apesar da crise do coronavírus, as vendas do Universo Americanas – que une o faturamento das duas companhias – aumentaram 17% em relação ao mesmo período do ano anterior, “com melhoras importantes em todos os indicadores operacionais, especialmente na operação digital (B2W)”, diz XP.

Sair da versão mobile