SpaceMercado

ANBIMA lança curso sobre investimentos ESG

Conteúdo traz visão prática sobre como o mercado vem incorporando agenda em suas análises e aborda temas que ainda geram dúvidas

A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) acaba de lançar o curso Investimentos ESG (sigla, em inglês, para ambiental, social e governança).

O conteúdo traz uma visão prática de como o mercado vem incorporando a agenda nas suas decisões de investimento e explora temas que ainda geram dúvidas em investidores.

Esse é o segundo curso dedicado ao tema lançado na plataforma educacional da ANBIMA. No ano passado, a entidade disponibilizou o curso ESG no Mercado Financeiro, atualmente um dos mais procurados na plataforma.

Enquanto ele discute os principais conceitos e classificações a respeito do que é ESG, o novo curso mostra como esse tema importa para a composição de portfólios de investimento que consideram os objetivos de desenvolvimento sustentável.

É cada vez maior o interesse de quem investe por produtos que considerem os aspectos ESG em suas carteiras. Por isso, é importante que os(as) profissionais aprofundem e atualizem seus conhecimentos sobre esse universo”, afirma Marcelo Billi, superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da ANBIMA.

Composto por três podcasts com conversas com profissionais de mercado e materiais de leitura, o curso auxilia no entendimento de uma das principais perguntas de investidores quando o tema é sustentabilidade: afinal, ESG gera valor?

Para isso, dois assuntos são analisados em profundidade: em primeiro lugar, como a projeção de fluxo de caixa e o custo de capital se refletem nas análises desse tipo de alocação de recursos. Em segundo, quais são os desafios na incorporação dos critérios ESG no mundo dos investimentos.

O curso conta com a participação das especialistas Claudia Yoshinaga, coordenadora do Centro de Estudos de Finanças da FGV, Luzia Hirata, gerente ESG do Santander Asset Management e Mariana Oreng, analista da ANBIMA e professora da FGV. Para quem não puder ouvir os podcasts, é possível acessar a transcrição do conteúdo.

Sair da versão mobile