Após dados do 4º tri, Carrefour avança mais de 3% e lidera Ibovespa

Por Gabriel Codas

Investing.com – As ações do Carrefour Brasil abrem a sessão desta quinta-feira na bolsa paulista com importante valorização, que é puxada pela alta de 11,4% nas vendas brutas do quarto trimestre ante mesma etapa de 2018, para R$ 16,84 bilhões, informou a rede de varejo na prévia operacional do período.

Assim, por volta das 10h35, os papéis CRFB3 avançavam 3,01% a R$ 23,98, liderando os ganhos do Ibovespa.

Os números excluem vendas de combustíveis. A companhia afirmou que as vendas em lojas abertas há pelo menos um ano cresceram 7,6% no período, impulsionadas por avanço de 12,7% da bandeira Carrefour. Já a divisão de atacarejo, maior do grupo no país e representada pela bandeira Atacadão (SA:CRFB3), teve crescimento de vendas mesmas lojas de 5,5%.

A XP Investimentos tem uma visão positiva da companhia e destaca a operação de Atacarejo, que apresentou aceleração no crescimento de vendas alivia em grande parte as preocupações em relação ao cenário competitivo no segmento. A corretora também destaca, o ganho de participação de mercado na operação de varejo (+2,2p.p em hipermercados, segundo a Nielsen) e forte desempenho da operação online, que alcançou 16,1% das vendas do varejo vs. 12,9% no 4T18.

Para os analistas, após a alta de 24% nos últimos dois meses, o múltiplo atual de 20,3x P/L para 2020 (17,6x para GPA (SA:PCAR4)) é considerado como justo. Assim, a recomendação de Neutra foi mantida para as ações do Carrefour Brasil.

Desempenho

Segundo o relatório do Carrefour Brasil, o desempenho de vendas mesmas lojas do grupo no quarto trimestre foi o melhor para o período dos últimos cinco anos, apesar da “tendência de volatilidade de inflação em diversas categorias, principalmente a carne”. A empresa abriu 20 lojas Atacadão (SA:CRFB3) em 2019, dentro da meta, das quais 8 no quarto trimestre.

A companhia afirmou que obteve ganho de participação em hipermercados, de 2,2 pontos, no quarto trimestre e no varejo de “multi-formato”. As vendas no período da Black Friday, no fim de novembro, subiram 40%.

O Carrefour Brasil terminou 2019 com 692 lojas no país, das quais 186 do Atacadão (SA:CRFB3). Além das 20 aberturas de lojas de atacarejo, o grupo inaugurou três supermercados, cinco lojas de conveniência e dois postos de combustíveis.

Os dados foram divulgados alguns dias depois que o rival GPA (SA:PCAR4) publicou relatório de vendas apontando alta de 4,3% nas vendas mesmas lojas da bandeira de atacarejo Assaí no quarto trimestre, enquanto nas outras frentes de supermercados do grupo houve queda de 0,9%. Não ficou imediatamente claro se os dados são comparáveis.

Com Reuters.

Sair da versão mobile