O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava próximo à estabilidade durante o pregão desta segunda-feira (22), seguindo o exterior levemente positivo apesar das incertezas sobre a nova onda de covid-19.
Por volta das 12h42, o índice tinha leve alta de 0,3%, aos 94.661 pontos.
Após disparar mais de 3% ontem, o dólar continuava subindo. A moeda norte-americana registrava valorização de 0,744%, cotada a R$ 5,364.
Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:
Mercados internacionais
Ásia (encerrados)
• Nikkei 225 (Jap): 1,22% ↓
Shangai Composite ficou fechado devido a feriado local na China.
Europa
• DAX 30 (Ale): 1,09% ↑
• FTSE 100 (Ing): 0,38% ↑
• CAC 40 (Fra): 1,02% ↑
EUA
• Dow Jones: 0,33% ↓
• S&P 500: 0,36% ↓
• Nasdaq: 0,18% ↓
Coronavírus
Os receios sobre um repique nas contaminações por covid-19, que deu o tom às quedas de ontem, deve continuar hoje. Isso porque os EUA bateram o recorde de infecções em 24 horas: 45 mil novos casos. A Alemanha também voltou a decretar lockdown em algumas regiões. A Austrália também voltou a registrar novas ocorrências da doença. Enquanto isso, países emergentes, como Rússia, Índia e Brasil, continuam na crescente.
Desemprego nos EUA
Mais 1,48 milhão de pessoas pediram auxílio-desemprego nos EUA. O número mostra desaceleração nas solicitações em relação às semanas anteriores, mas também o avanço da destruição das vagas de emprego na maior economia do mundo, em meio à pandemia de coronavírus.
Leia mais: Pedidos iniciais de seguro-desemprego chegam a 1,48 mi nos EUA semana passada
Marco do saneamento
A aprovação do novo marco legal do saneamento pelo Senado ontem pode animar o cenário interno. A nova legislação deve permitir maior concorrência no setor, atraindo também investidores estrangeiros. O texto passou sem alterações, para evitar a volta à Câmara, mas o presidente Jair Bolsonaro deve apresentar vetos na hora da sanção.
Leia mais: Entenda como o novo marco legal do saneamento pode afetar seus investimentos