Fique por dentro dos principais assuntos que movimentarão os negócios no Brasil e no exterior nesta segunda-feira (5):
Brasil
No Brasil, investidores repercutem a publicação do relatório semanal Boletim Focus, com projeções atualizadas de um levantamento do Banco Central (BC) sobre estimativas para inflação (IPCA), juros (Selic), crescimento (PIB) e câmbio (dólar).
PMIs de serviços e composto do Brasil referentes a novembro serão divulgados às 10:00.
No radar das notícias, destacam-se as negociações em torno da PEC da Transição e os gastos sinalizados por membros da equipe do governo eleito para viabilizar políticas públicas.
O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) disse que a pasta da Saúde precisa de R$ 22 bilhões a mais que o previsto.
Depois de se reunir com especialistas no Hospital Sírio Libanês, o coordenador do grupo de transição conversou com jornalistas. Falou sobre a necessidade de financiamento para “zerar a fila” do SUS.
No âmbito das discussões de um novo arcabouço fiscal, reforma tributária e os gastos extrateto, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pautou a votação da PEC da Transição para a próxima quarta-feira (7). No mesmo dia, o Supremo Tribunal Federal realiza o julgamento da constitucionalidade do orçamento secreto, ferramenta que garante emendas de parlamentares.
Inclusive, a CNN noticia que Lula pretende reproduzir com Alckmin relação entre Obama e Biden.
O petista sinalizou que, assim como nos Estados Unidos, quer que o ex-governador de São Paulo tenha protagonismo em decisões políticas, sendo, nas palavras de dirigentes petistas, “o último a sair do gabinete”.
Sobre a saúde de Lula, 15 dias após uma cirurgia na garganta, está dentro da normalidade, aponta exame feito neste domingo (4/12) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
O quadro clínico de Jair Bolsonaro (PL), presidente atual, preocupa. O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) postou, em seu canal no Telegram, uma foto da perna do pai, o presidente Jair Bolsonaro (PL), com erisipela, uma infecção cutânea.
E ainda, ruralistas e MST vão se encontrar na transição de Lula. Os ruralistas escalados por Lula para conduzirem o grupo de transição da Agricultura terão um encontro nesta semana com líderes do MST. A reunião foi um pedido do MST.
No âmbito das Relações Exteriores, de acordo com Lauro Jardim, do jornal O Globo, já houve definição. O presidente eleito convidou Mauro Vieira para o posto.
Já no campo da Agricultura, próxima à ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), a senadora Kátia Abreu tem chance perto de zero de assumir o Ministério da Agricultura no terceiro mandato de Lula, destacou o Metrópoles.
EUA
Às 11:45, serão publicados os PMIs composto e de serviços referentes a novembro. Quinze minutos após, o PMI ISM não-manufatura de novembro vai ser divulgado. No mesmo horário, os EUA informarão números de encomendas à indústria no mês de outubro.
Europa
Às 7:00, foram informadas as vendas no varejo de outubro da Zona do Euro: houve queda mensal de 1,8% e anual de 2,7%.
Antes, foram divulgados os PMIs de novembro de serviços e o composto da Alemanha e do Reino Unido, além da região da Zona do Euro.
Joachim Wuermeling, membro do conselho executivo do banco central alemão, se pronuncia às 14:00.
Ásia
No Japão, às 20:30, no horário de Brasília serão informados números do rendimento médio do trabalhador anualizado, gastos domésticos mensais e anuais (referentes a outubro), massa salarial geral de empregados (outubro) e os pagamentos de horas extras anualizados (outubro).
Na Coreia do Sul, o índice Kospi fechou em queda de 0,62%, aos 2.419 pontos.
Commodities
Países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+) concordaram em manter o curso da política de produção antes de uma proibição pendente da União Europeia ao petróleo russo.
A União Europeia informou que quer pagar um teto de US$ 60 pelo petróleo russo, mas a Rússia afirma que não vai aceitar imposição.
Com informações de Broadcast, O Globo, Reuters e Valor.