O Atacadão (CRFB3), que faz parte do Grupo Carrefour, deu mais uma passo no seu robusto plano de expansão. Em fevereiro deste ano, o mercado abriu mais uma unidade, na cidade de Toledo, no Paraná. No local, antes funcionava o Maxxi Atacado, o que significa que essa é a primeira conversão de bandeira de 2023.
Agora, o Atacadão possui 18 unidades no Paraná, totalizando 310 em todo o país. Segundo o comunicado oficial, a empresa pretende aumentar a atuação no estado, para atender as necessidades de um amplo público, que vai desde o microempreendedor até os clientes finais. Afinal, diferentemente do que ocorria, os atacados não estão atendendo apenas revendedores, mas também consumidores que visam preços baixos.
Expansão por todo país
Além de aproveitar a estrutura do mercado que existia em Toledo, o Atacadão promete fazer melhorias e aumentar a disponibilidade de produtos. Como é possível ver neste panfleto do Atacadão Ofertas, o foco da rede são os produtos alimentícios, inclusive arroz, feijão, biscoitos, achocolatados e bebidas.
O mercado irá dobrar as opções de produtos, além de levar outras soluções para os clientes. Atualmente, a rede já permite o pagamento por meio de Pix, possui o Cartão Atacadão, que garante benefícios adicionais, e ainda disponibilizará Wi-Fi e balanças nos checkouts para facilitar as compras. Essas são apenas as primeiras novidades da empresa que não para de se expandir.
Também em fevereiro a rede anunciou sua primeira loja em Belo Horizonte. A unidade irá funcionar no bairro Itapoã, onde antes funcionava um mercado Walmart. A nova unidade mineira terá 9 mil itens e mais de 4.500 m² de área de vendas. Ao todo, essa abertura gerará 220 postos de trabalho.
Com a loja da capital, Minas Gerais totaliza 10 lojas do Atacadão. Por ser um dos maiores estados brasileiros, a região ainda é uma grande localidade que pode ser explorada pela rede em breve.
Bons resultados para Grupo Carrefour
Para quem investe no Carrefour (CRFB3), a expansão do Atacadão é bastante positiva, até porque o atacarejo é o setor do grupo que mais está crescendo e impactando nos balanços. Para 2023, por exemplo, a companhia prevê que o Atacadão ganhará mais 70 unidades, enquanto o Carrefour terá mais 47 e o Sam’s Club terá 7.
Além das lojas físicas, o canal digital do atacarejo é outro ponto importante para o Grupo Carrefour. No primeiro trimestre de 2022, esse meio cresceu 7,8 vezes.
Vale notar que o canal digital do Atacadão é um negócio novo, que começou em 2020, quando a companhia adquiriu 51% da CotaBest. Atualmente, o site da rede é um grande marketplace, onde é possível encontrar vários atacadistas, indústrias e distribuidores, e comparar os preços.
Em 2021, o Atacadão também trouxe o CotaPlay, uma solução de pagamento de pagamentos e checkouts, que aceita PIX, cartões digitais, transferências bancárias e muito mais. Outra novidade foi o CotaTech, responsável pelos recursos de tecnologia para e-commerces. Essas duas aquisições ajudaram a impulsionar a plataforma digital da rede e aumentar as vendas on-line.
No último trimestre de 2022, o Carrefour registrou lucro de R$ 550 milhões, baixa de 28,2% na base anual. Para os analistas, os resultados apresentados foram fracos, porém, o grupo mostrou margens operacionais saudáveis, considerando os ônus que ele teve com a recente integração do BIG.
Para os executivos da companhia, as novas unidades adquiridas trazem um legado desafiador, mas também uma grande oportunidade. De maneira geral, o mercado financeiro tem olhado de maneira positiva a expansão do Carrefour, ainda que o retorno para os investidores não seja tão imediato.
Considerando que as pessoas estão fazendo mais compras nos atacarejos e o Atacadão não para de inovar, a expectativa é que o mercado continue impactando os resultados do Grupo Carrefour. Apesar dos desafios de transformar uma rede em outra, existe um grande campo de oportunidades para toda a companhia.