Fed

Juros nos EUA vão se manter por algum tempo, diz Fed

Investing.com – Os dirigentes do Federal Reserve concordaram que as atuais medidas de política monetária são apropriadas para sustentar o crescimento econômico e o ritmo da inflação, que continua a ficar aquém da meta do banco central.

As atas da reunião de política monetária do Fed de 28 e 29 de janeiro, publicadas na quarta-feira (19), mostraram que houve um consenso firme entre os membros em manter as taxas até que haja mudanças significativas no panorama econômico dos EUA.

Porém, preocupações com o impacto do coronavírus no crescimento econômico haviam criado certa expectativa de que o Fed poderia optar por um corte de taxas em breve.

Essas esperanças, no entanto, foram derrubadas após o presidente Jerome Powell ter dito, no início do mês, que era “muito cedo” para determinar o impacto do vírus e destacado que o nível atual de política monetária estava adequado, visto que as pressões inflacionárias permaneceram em silêncio.

“Nós sabemos que haverá algum – muito provavelmente – impacto nos Estados Unidos (do surto de coronavírus)”, disse Powell. “Eu só acho que é cedo demais para dizer. Nós temos de resistir à tentação de especular sobre isso.”

Ainda assim, investidores continuaram a apostar em um corte de taxas de um quarto de ponto na segunda metade do ano, em discordância com o plano de pontos divulgado em dezembro, que mostrou que os dirigentes esperam que as taxas permaneçam iguais este ano.

Os investidores veem uma chance de 70% de um corte de um quarto de ponto até setembro, de acordo com o monitor Fed Funds Rate do Investing.com

Nas últimas semanas, os dirigentes continuaram a apoiar a política de “esperar para ver” do banco central.

“É a minha visão que, baseado na minha previsão de cenário-base para a economia dos Estados Unidos, a configuração atual de taxa dos fundos federais entre 1,5% a 1,75% é apropriada”, escreveu Kaplan em um artigo publicado na terça-feira (18) de manhã.

Os dados divulgados desde a última reunião parecem apoiar a decisão do Fed de manter as taxas estáveis.

O relatório de empregos de janeiro mostrou que a economia gerou 225 mil novos postos de trabalho no mês passado, acima do esperado, enquanto o ritmo da inflação, em 1,6%, permaneceu abaixo da meta de 2% do Fed.

Sair da versão mobile