SpaceMercado

B3 (B3SA3) vai usar IA para levar educação financeira a investidores

Nova ferramenta vai ser alimentada exclusivamente com conteúdos que passam pela curadoria da Bolsa

- Divulgação
- Divulgação

A B3 (B3SA3) anunciou, nesta quarta-feira, 28 de junho, durante a Febraban Tech, que desenvolve, em parceria com a Microsoft (MSFT34), uma ferramenta de inteligência artificial (IA) generativa para ajudar o investidor com conteúdos focados em educação financeira.

Em fase final de testes, a plataforma vai estar disponível para o público em geral no Hub de Educação Financeira da B3 em agosto.

A plataforma vai falar sobre finanças pessoais e investimentos de um jeito customizado e fácil de entender. Ela vai usar como fonte das respostas, informações da própria B3, da CVM e de outros parceiros também engajados na agenda de educação financeira no país, que já são parceiros hoje no Hub de Educação.

Isso permite que o usuário saiba de onde veio a informação apresentada, além de ter o selo de credibilidade do provedor do conteúdo.

“Temos na B3 um compromisso assumido com toda a sociedade de oferecer informações de qualidade sobre educação financeira e o funcionamento do mercado”, afirma Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoas Físicas da B3.

Neste primeiro momento, a ferramenta vai trazer um conteúdo focado nas necessidades de um investidor iniciante interessado no mercado de ações.

Especialistas, professores e influenciadores digitais de educação financeira também participam da iniciativa.
 

Pessoa Física na B3

Só em 2022, foram lançados o MUB3, o museu da bolsa do Brasil, o Bora Investir, site de conteúdos sobre finanças pessoais e investimentos para investidores em diferentes níveis de conhecimento, a nova área do investidor, com consolidador de posições, rendimentos e integração com fintechs e instituições financeiras e o TikTok da B3, canal focado em microlearning de educação financeira.

Além disso, o Hub de Educação possui mais de 90 cursos e 500 conteúdos gratuitos, e superou 2,5 milhões de acessos desde sua criação.

“O mercado tem feito um grande esforço nos últimos anos para tornar mais simples e fluída a experiência do investidor. Vimos como as inteligências artificiais ganharam relevância também no mundo dos investimentos e, por isso, decidimos trabalhar em uma ferramenta que pudesse auxiliar o investidor na personalização da sua jornada”, explica Rodrigo Nardoni, Vice-Presidente de Tecnologia da B3.

Sair da versão mobile