O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (8) o embargo à compra de petróleo russo. “Daremos um golpe na economia russa”, disse Biden durante entrevista coletiva.
Segundo Biden, as equipes do governo norte-americano estão estudando como fazer, na prática, que essa decisão aconteça. Porém, Biden já disse que espera que seus aliados possam seguir os Estados Unidos nesta decisão.
Entretanto, apenas 8% do petróleo utilizado pelos EUA vem da Rússia. O governo Biden, portanto, tem mais alternativas para substituir esse volume. O mesmo acontece com o Reino Unido, com apenas 4% vindo da Rússia. Já a UE deve cortar em dois terços a importação de combustíveis fósseis da Rússia até a chegada do próximo inverno local e romper a dependência dos russos até 2030.
"O mundo está unido contra a guerra de Putin", disse o Biden que ponderou que a decisão pode não ser acompanhada economicamente por aliados europeus. Ele alertou que o preço da gasolina vai subir "ainda mais", mas que irá liberar parte das reservas nacionais.