Adolescentes gastaram mais com games e entretenimento em novembro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Gastos nessas categorias cresceram 181% e 136%, respectivamente, o que consolida a força das ações da Black Friday, de acordo com dados do Blu by BS2, aplicativo de educação financeira para adolescentes.
O levantamento considerou o gasto médio dos usuários do Blu com idade até dezessete anos e analisou as categorias: alimentação, cosméticos e farmácia, entretenimento, games, market place (compras em lojas online), transporte e vestuário.
No geral, houve um aumento de 19% no volume de gastos dos adolescentes.
Apesar do crescimento percentual menor que o apurado em gastos com games, a categoria de entretenimento apresentou um desempenho mais expressivo, com consumo médio acima de R$ 120,00 em 2021, contra R$ 53,65 no ano anterior.
Proporcionalmente, o crescimento da categoria foi maior do que as despesas em marketplaces, por exemplo, que se consolidou durante o isolamento social da pandemia.
"A reabertura dos espaços públicos começa a impactar na forma como o jovem gasta seu dinheiro. Podemos relacionar o crescimento nos gastos com entretenimento com a volta à rotina presencial dos adolescentes que, com a flexibilização das medidas sanitárias e ampliação da vacinação, se sentiram mais seguros para saírem de casa", analisa Marcos Figueiredo, cofundador do Blu by BS2.
Na outra ponta, a categoria com menor consumo médio foi cosmético e farmácia, que se manteve abaixo dos R$ 30,00, mesmo valor registrado em 2020.
Com informações de JeffreyGroup.