Economia

Black Friday deve aumentar em 21% a receita do comércio em novembro

Somente na data do evento, a Confederação Nacional do Comércio espera um montante de R$ 4,64 bilhões ao setor

- Reuters
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Uma pesquisa da Magis5 identificou que devido a Black Friday, houve um aumento de 21,7% no GMV médio por cliente (receita bruta média) no mês de novembro e um crescimento de 7,5% no número de pedidos, comparado ao mesmo intervalo de 2021.

Segundo o levantamento, isso ocorre porque nos últimos anos, os consumidores estão aprendendo a explorar as ofertas que surgem ao longo de todo o mês de novembro, em vez de focar apenas na sexta mais aguardada. 

Se tratando do dia da Black Friday, que este ano acontece no dia 24 de novembro, a Confederação Nacional do Comércio (CNC), descontada a inflação, acredita que o crescimento está estimado em 4,3% em 2023.

Assim, movimentando o montante de R$ 4,64 bilhões no comércio e chegar ao maior faturamento desde que a data foi incorporada ao calendário do mercado nacional, em 2010.

Neste ano, o consumidor também pretende comprar produtos de maior valor, como eletroeletrônicos e itens de utilidades domésticas (R$ 1,28 bilhão), além de móveis e eletrodomésticos (R$ 1,05 bilhão). Essas duas categorias, juntas, respondem por cerca de metade do faturamento estimado.

Foi monitorada a demanda de pelos dez principais produtos mais buscados pelos consumidores no e-commerce brasileiro nos últimos 30 dias. Estão em alta aparelhos de ar-condicionado (+177,3%), televisões (+88,0%) e fogões (+68,6%).

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