Crédito especial

Bolsonaro sanciona lei que destina R$ 300 milhões para o auxílio-gás

Recursos contemplarão cerca de 5 milhões de famílias de baixa renda

Botijões de gás (GLP) em distribuidoras - Caetano Barreira, da Reuters
Botijões de gás (GLP) em distribuidoras - Caetano Barreira, da Reuters

Por Heloísa Cristaldo, da Agência Brasil – O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou ontem (22) o projeto de lei que abre crédito especial de R$ 300 milhões para custear o auxílio gás.

Os recursos vão ajudar famílias de baixa renda na compra do gás de cozinha com o equivalente a 40% do preço do botijão. A matéria foi aprovada no Congresso Nacional na semana passada.

Segundo o governo federal, a previsão é que o benefício alcance mais de 5 milhões de famílias de baixa renda em todo o país.

Serão beneficiadas famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo, ou que morem na mesma casa de beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O auxílio será concedido preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

A preferência de pagamento será para a mulher responsável pela família. O auxílio do programa Gás dos Brasileiros deve ser concedido a cada bimestre.

Sair da versão mobile