O BTG (BPAC11) comprou a Unidade Produtiva Isolada (UPI) formada por créditos tributários de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em operações na Zona Franca de Manaus pleiteada pelo Grupo Gradiente (IGBR3).
De acordo com comunicado encaminhado ao mercado, trata-se de contrato de alienação, e o requerimento por parte do IGB está registrado nos autos do Mandado de Segurança nº 2001.32.00.001366-0, em trâmite perante a 2ª Vara Federal de Manaus-AM.
Também disse que em novembro de 2022 ocorreu o depósito do Crédito IPI na conta da recuperação judicial da companhia, no valor esperado e anteriormente divulgado.
Sendo então, a movimentação de tais recursos bloqueada e condicionada à ampla quitação dos débitos tributários federais da companhia.
E acrescentou que em 17 de janeiro de 2023, a companhia realizou a quitação da dívida tributária federal objeto de transação e de Negócio Jurídico Processual negociado junto a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional – PGFN e, ocorrendo na data de 19 de janeiro de 2023, a liberação da movimentação financeira dos recursos recebidos na conta da recuperação judicial.