inflação btg

BTG: inflação de março deve permanecer controlada mesmo com desvalorização monetária

Em relatório divulgado nesta quarta-feira (04), o BTG Pactual prevê que a inflação continuará sob controle, apesar da forte desvalorização do real. 

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da Getúlio Vargas (FGV), que calcula a evolução de preços em sete capitais durante o mês, fechou fevereiro com deflação leve de 0,01% em comparação com janeiro. É o menor resultado em 13 anos.

Já o IPC-Fipe, índice da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), também quadrissemanal mas limitado a calcular a inflação na cidade de São Paulo, cresceu 0,11% em fevereiro. “Bem abaixo” da média mensal de 0,36% m/m dos últimos 13 anos, definem analistas do BTG.

Nos últimos 12 anos, a inflação média no final de março foi de 0,67% m/m no IPC-S e de 0,37% m/m no IPC-Fipe. O BTG estima que a inflação ao fim de março gire em torno de 0,15% para ambos os índices.

Para o banco, os resultados se devem a alguns fatores. Entre eles, está o impacto descendente causado pela mudança na bandeira da tarifa de energia; a deflação em preços de combustíveis e dissipação de aumentos nas tarifas de transporte público; e as contínuas quedas nos preços de alimentos.

Sair da versão mobile