G20

Campos Neto aponta necessidade de criar novas regras para pagamentos internacionais no G20

Presidente do Banco Central ressaltou que autarquia trabalhará ao lado de autoridades globais do grupo para iniciar projeto

- Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
- Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Nesta quinta-feira (7), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que a autarquia trabalhará ao lado de autoridades globais no G20 para iniciar o projeto de um conjunto de regras para pagamentos internacionais.

As informações são do jornal Folha de S.Paulo e as declarações foram dadas em um painel sobre o futuro digital do sistema financeiro nacional no encontro anual Drex 2023 . 

"Uma das coisas que a gente quer fazer no G20 é uma taxonomia de pagamentos internacionais. Estou trabalhando com o presidente do Banco Central da Itália, Fabio Panetta, para a gente desenhar um conjunto de regras", afirmou o presidente do BC.

Campos Neto também ressaltou que, uma vez resolvido o problema de tecnologia e de liquidação, essa é a governança de pagamento internacional. 

"Os países que quiserem participar terão que aderir mais ou menos a essas regras", completou.

Segundo o executivo, o trabalho será iniciado no G20 em conjunto com o G7 e com o BIS (Banco de Compensações Internacionais).

As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Sair da versão mobile