Nesta quinta-feira (4), a Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3) informou aos seus acionistas e ao mercado em geral a compra de 80% do capital social da Alux, fornecedora de ligas secundárias de alumínio, por R$ 110 milhões.
A empresa prevê ainda a opção de compra para a aquisição de 20% da participação restante, a qual poderá ser exercida após 3 anos da conclusão da operação.
A Alux do Brasil, localizada em Nova Odessa-SP, conta com uma capacidade instalada de 46 mil toneladas por ano.
Fundada em 2002, já produziu mais de 400.000 toneladas do metal ao longo dos anos, atuando em setores como automotivo, construção civil e utensílios domésticos.
A aquisição permite a CBA entrar em um novo segmento de mercado além de ampliar sua capacidade produtiva de alumínio reciclado. Segundo a empresa, o negócio reforça a estratégia ESG, "uma vez que a operação também incentiva a economia circular e contribui para a produção de alumínio com pegada de carbono cada vez menor, em linha com o objetivo da CBA de reduzir 40% de suas emissão até 2030".
A conclusão da transação está condicionada ao cumprimento de obrigações e condições precedentes usuais nesse tipo de operação, incluindo sua submissão à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE.