Foi realizada nesta quinta-feira (24), o toque de campainha para marcar a oferta subsequente de ações (follow-on) da Alpargatas (ALPA4), empresa do ramo de calçados e artigos esportivos.
A oferta subsequente consiste na distribuição pública primária de 37,5 milhões ações ordinárias e de 57,5 milhões de ações preferenciais. A operação teve coordenação do Itaú BBA S.A. (coordenador líder), juntamente com Bank of America, J.P. Morgan S.A., Bradesco BBI S.A. e Citi (coordenadores da oferta).
“Esse momento é muito importante para a Alpargatas. É a primeira vez em 109 anos que realizamos uma oferta subsequente de ações. Somos a empresa mais antiga listada na bolsa, completamos 115 anos de existência em 2022 e estamos mais fortes do que nunca, gerindo marcas desejáveis e hiperconectadas com a sociedade. O sucesso do nosso processo de follow-on mostra que nossa visão de ser uma powerhouse de marcas globais, digitais, inovadoras e com um olhar atento para sustentabilidade e nossa estratégia de criação de valor nos colocam no caminho correto de crescimento”, afirma Beto Funari, CEO da Alpargatas.
A companhia fixou o preço por ação em seu follow-on a R$ 26,3 cada papel, levantando R$ 2,49 bilhões, segundo fato relevante divulgado na terça-feira à noite.
“Saber que empresas centenárias como a Alpargatas se beneficiam do mercado de capitais como fonte de captação de recursos para financiar a expansão das suas atividades, gerar empregos e renda a milhares de brasileiros mostra que estamos no caminho certo e cumprindo nosso papel de fortalecer o mercado brasileiro e ajudar a economia a se expandir”, comentou Gilson Finkelsztain, CEO da B3, em seu discurso.
Este é o sétimo follow-on realizado na B3 neste ano. Quando uma empresa faz sua primeira oferta pública de ações, essa operação recebe o nome de IPO (Initial Public Offer). Mas se ela já tem o capital aberto e já realizou IPO, as novas ofertas são denominadas subsequentes (follow-on).