SpaceNews

CMEX e NADMEI estão promovendo leilões socioambientais com materiais em desuso e sucatas

Os valores arrecadados serão investidos em programas e ações sociais do Governo de São Paulo

-
-

Hoje (12), o  Fundo Social de São Paulo informou que está recebendo doações de materiais em desuso e sucatas de órgãos públicos para promover leilões que visam financiar ações sociais. 

Particulares como pessoas físicas e jurídicas também podem doar materiais recicláveis e entregá-los no depósito do órgão, que fica na Zona Oeste da capital paulista.

Os leilões socioambientais são promovidos pelo Centro de Material Excedente – CMEX e pelo Núcleo de Armazenamento e Depósito e Equipamentos e Materiais Inservíveis – Nademi, do Fundo Social. 

A organização, além de prestar orientação sobre a destinação destes produtos, é responsável por promover a arrecadação de fundos e zelar pela responsabilidade socioambiental.

Serão aceitos produtos recicláveis como papéis, pneus, peças de veículos ou equipamentos, eletrônicos, utensílios de cozinha residencial ou industrial, equipamentos de informática, materiais de escritório, mobiliários de aço, sucatas de metais diversos, e qualquer objeto que esteja sem uso podem ser entregues para serem leiloados.

Contudo, todos os participantes dos leilões precisam garantir que o uso da sucata após o arremate cumpra as normas de saúde e meio ambiente, através, por exemplo, de ações de reciclagem, consertos e reaproveitamento de materiais.

Só em 2022 o Fundo Social promoveu três leilões com arremate de 242 lotes de produtos doados e arrecadação de mais de R$ 4 milhões.

O valor foi investido nas principais ações do órgão como as Praças da Cidadania e as Escolas de Qualificação Profissional, que proporcionam lazer e qualificação profissional, além dos projetos Alimento e Inverno Solidário, que distribuem cestas básicas e cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
 

Sair da versão mobile