O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou uma resolução que permite ao Sistema Financeiro da Habitação (SFH) usar índices de preços na correção dos empréstimos imobiliários. Hoje, os contratos do SFH são corrigidos pela Taxa Referencial (TR), calculada pelo Banco Central, mas que está em zero há alguns meses.
A decisão permite que os bancos façam crédito imobiliário corrigido pelo IPCA, calculado pelo IBGE. A Caixa Econômica Federal já manifestou interesse em oferece essa alternativa, que teria juros reais menores, mas sofreria o impacto da correção pela inflação. A decisão foi tomada na reunião de terça-feira e divulgada hoje pelo Banco Central (BC). Segundo o banco, já havia a possibilidade de os bancos financiarem imóveis usando índices de preços desde a Resolução 4.676, de 31 de julho de 2018, mas a autorização não incluía os empréstimos feitos pelo SFH e que permitem o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagamento das prestações e amortização.
Segundo o BC, a decisão do CMN é mais um passo para tornar o mercado de crédito imobiliário menos dependente dos recursos da poupança e do FGTS, permitindo operações financiadas com recursos captados no mercado de capitais com papéis que pagam a correção do IPCA.
O post CMN libera crédito imobiliário corrigido pelo IPCA no SFH apareceu primeiro em Arena do Pavini.