Com lucro 97% maior no 4º tri, ações da Copel disparam 12%

Por Gabriel Codas

Investing.com – As ações da estatal paranaense de energia Copel operam com forte valorização na parte da manhã desta quinta-feira, depois de a companhia anunciar que registrou lucro líquido de R$ 596,5 milhões no quarto trimestre, um salto de 97,5% na comparação anual, com crescimento no mercado fio e nos volumes de energia vendida a clientes livres.

Neste contexto, os ativos da companhia (SA:CPLE6) operavam com alta de 12,43% por volta das 11h25.

O BTG Pactual (SA:BPAC11) viu os números dentro do esperado, mantendo a recomendação neutra e preço-alvo em R$ 69,00, que é derivado do DCF e descontado a uma taxa WACC real de 5,50% para o setor de geração e 5,48% para distribuição.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da elétrica controlada pelo governo do Paraná somou 1 bilhão de reais no período, com alta de 56,3% ano a ano.

A receita operacional líquida entre outubro e dezembro foi de 4,4 bilhões de reais, ou 20,2% superior à vista nos mesmos meses de 2018.

A Copel disse que registrou crescimento de 32,3% na receita com disponibilidade da rede elétrica, devido à expansão de 4,5% em seu mercado-fio, apontando ainda elevação de 8,8% no volume de energia vendida no mercado livre a clientes industriais.

A companhia também destacou efeitos do reajuste tarifário de sua unidade de distribuição e da entrada em operação de empreendimentos de transmissão.

Com Reuters

Sair da versão mobile