Criptomoedas

Como a Bitcoin promove a liberdade

Autonomia financeira é a principal motivo que atrai as pessoas. Descubra como a criptomoeda causa essa sensação

Bitcoin termina terça-feira em queda - Foto: Worldspectrum/ Pexels
Bitcoin termina terça-feira em queda - Foto: Worldspectrum/ Pexels

Liberdade é uma frase que traz várias definições. Ainda assim, liberdade se refere principalmente ao poder ou direito de falar, agir e pensar como se deseja. A liberdade enfatiza o estado de libertação ou de trabalho sem ser restringida pelos sistemas tradicionais de poder. As criptomoedas como a Bitcoin têm um impacto quase similar, procurando eliminar as burocracias das estruturas financeiras convencionais. 

A Bitcoin possui várias propriedades únicas que o tornam um meio de pagamento mais confiável e eficiente do que as moedas fiduciárias. O seguinte artigo explora como a Bitcoin promove a liberdade. 

Transferências de dinheiro sem restrições

Por várias décadas, as pessoas têm usado moedas fiduciárias para enviar e receber dinheiro em todo o mundo. Os bancos e processadores de dinheiro são as instituições centrais que processam esses pagamentos. No entanto, eles continuam sujeitos a várias regulamentações e leis governamentais. Assim, os bancos geralmente limitam os volumes de transações e podem até mesmo declinar alguns pagamentos. 

A Bitcoin permite ao público contornar tais restrições, uma vez que é uma moeda descentralizada. Sem intervenção governamental ou institucional, ela permite que organizações e indivíduos enviem e recebam dinheiro em todo o mundo. Além disso, a rede Bitcoin não limita o volume de transações dos usuários, promovendo a autonomia financeira. 

Algumas bolsas de criptomoedas podem limitar os fundos que você pode transferir de sua carteira Bitcoin para uma conta bancária. Entretanto, tais condições só se aplicam a traders e investidores. 

Múltiplas utilizações no mundo real

Os investidores institucionais adquiriram a Bitcoin principalmente nos primeiros dias porque acreditavam que ela tinha um tremendo potencial futuro. A maioria deles não conhecia as aplicações da Bitcoin no mundo real.

No entanto, tais percepções mudaram significativamente hoje, à medida que a Bitcoin se torna cada vez mais uma moeda legítima e uma reserva de valor, aceita mundialmente. 

A Bitcoin é a criptomoeda mais popular, facilitando os pagamentos digitais sem interrupção. Hoje, é possível comprar vários bens e serviços em Bitcoin, incluindo jornais, passagens aéreas, mercearias e carros.

A Bitcoin é também um ativo independente negociado em múltiplas plataformas de negociação de criptomoedas bitcoin-360-ai.com/br/. Elas permitem que os traders comprem outras criptomoedas e ativos com Bitcoin. 

A tecnologia Bitcoin também provou ser uma plataforma revolucionária, facilitando a descoberta e o desenvolvimento de vários produtos e processos além do mundo financeiro. Os múltiplos usos da Bitcoin no mundo real induzem uma maior flexibilidade, permitindo que organizações e indivíduos administrem sua riqueza como acharem melhor. 

Sem terceiros

Como sugerido acima, a Bitcoin é uma moeda e um ativo descentralizado sem qualquer autoridade central. Ao contrário dos bancos e processadores de dinheiro que operam dentro de uma rede centralizada, a rede Bitcoin compreende nós aleatórios distribuídos em todo o mundo. Todas as transações Bitcoin ocorrem virtualmente na blockchain, sem um terceiro para supervisionar as transferências de dinheiro. 

A rede descentralizada da Bitcoin significa que os usuários não precisam passar pelos bancos ou processadores de dinheiro para enviar ou receber dinheiro. Em vez disso, os usuários podem processar pagamentos diretamente através de suas carteiras ou plataformas de negociação de criptomoedas online. A ausência de terceiros nas transações Bitcoin dá aos usuários maior autonomia e impacta em taxas mais baixas.

Transações sem papelada

Os sistemas tradicionais estipulam que as empresas e os indivíduos devem abrir contas bancárias para fazer transações. Eles também impõem regras KYC, exigindo que os clientes revelem suas identidades reais para transacionar. Isso significa que se deve passar por muita papelada para enviar ou receber dinheiro.

A Bitcoin permite evitar tais obstáculos, uma vez que todas as transações ocorrem praticamente sem papelada. Qualquer pessoa com um laptop, smartphone ou computador desktop e acesso à Internet pode entrar na rede Bitcoin e fazer transações sem abrir uma conta bancária.

Custos de transação reduzidos

A Bitcoin também promove a liberdade com suas taxas de transação de baixo custo. Os pagamentos Bitcoin suportam custos relativamente mais baixos do que as transferências bancárias normais e os pagamentos com cartão de crédito. Isso facilita o fluxo de capital em todo o mundo, capacitando as populações não-bancárias e economicamente empobrecidas. 

A moeda é uma inovação inovadora que procura revolucionar os restritivos sistemas financeiros tradicionais. Como discutido acima, a Bitcoin promove a liberdade através de suas transferências de dinheiro sem restrições, pagamentos de baixo custo, transações sem papel e descentralizadas. 
 

Sair da versão mobile