Por Carolina Branchi*
O período de fim de ano é sempre muito aquecido no varejo. Por ser uma época de celebrações, as pessoas se tornam mais dispostas a ir às compras, sobretudo para presentear.
Isso sem contar o aumento do poder aquisitivo para muitos, que ganham novo fôlego com o incremento do 13º salário à renda. Portanto, se não pensar em estratégias de vendas antecipadamente, os concorrentes pensarão.
Entrar no clima natalino ajuda não só a atrair clientes como também a impulsionar os resultados.
Para se ter ideia, uma pesquisa feita em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise, mostra que, neste ano, 33% dos trabalhadores devem usar o 13º para comprar presentes de Natal, o que representa aproximadamente 23 milhões de consumidores.
Então, é mais do que chegado o momento de se movimentar e preparar o seu negócio à altura.
Lembre-se ainda de que os consumidores não querem apenas fazer compras, mas também contar com boas experiências. Veja cinco ações para ajudar na missão.
Decoração temática
Não é porque a loja é virtual que não merece uma decoração adequada. Modificar o visual do site e inserir ornamentos natalinos já ajudam a melhorar a experiência dos usuários.
É possível incluir banners na página inicial e outras menções ao período. Entretanto, essas mudanças devem considerar questões como a usabilidade.
Por isso, observe tempo de carregamento da página, versão mobile, navegação, transições, layout intuitivo, entre outros aspectos.
Estocar, estimular e enviar
Falta de produto é um péssimo sinal nessa data comemorativa e motivo de frustração por parte dos consumidores. Portanto, é preciso se organizar.
Agora, uma maneira de incentivar a venda é deixar um contador de unidades disponíveis para os visitantes. Outro ponto diz respeito à entrega de produtos.
Afinal, os clientes querem receber antes do Natal. Então, pense no sistema logístico do e-commerce para não atrasar os envios.
Revise a estratégia de marketing digital
Trata-se de um período que exige ações e campanhas adequadas. Nesse sentido, inclua desde postagens no blog e nas redes sociais a envios de e-mail marketing, e investimentos em anúncios para a divulgação de novos produtos.
Outra possibilidade que pode render bons resultados é a aplicação de pop-ups específicos para os produtos que deseja dar mais visibilidade.
Se possível, crie ofertas que sejam atrativas e que façam com que os visitantes tenham vontade de efetuar a compra.
Descontos progressivos, frete grátis e compre e ganhe
Como as pessoas estão mais dispostas a gastar, os descontos progressivos são vantagens que atraem os consumidores. Ninguém gosta de perder boas oportunidades e essa é uma estratégia que faz os clientes comprarem mais, uma vez que quanto maior é a compra, maior o desconto.
Oferecer frete grátis e promoções de compre e ganhe também costuma funcionar muito bem. Além disso, a fidelização será uma consequência ao disponibilizar tantos benefícios.
Mídia paga bem segmentada
A mídia paga é fundamental para as campanhas de Natal. Auxiliam não só na divulgação das ofertas, como também no alcance da marca. Contudo, a segmentação é fator primordial para o sucesso dos anúncios.
As ações de marketing digital devem ser voltadas ao público, de acordo com o nicho de mercado.
Não vale a pena gastar um alto valor para atingir muitos usuários se a taxa de conversão for pequena. Por isso, quanto mais segmentadas as campanhas, maiores as chances de alcançar os prospects. Então, saiba em quais mídias a sua persona está e invista nesse aspecto.
Automações para recuperar vendas e reter clientes
Explore as possibilidades da automação de marketing para criar ações específicas de acordo com produtos visitados no E-commerce e recuperar vendas via e-mail, WhatsApp ou SMS.
Utilizando os dados certos, você consegue estabelecer conexões no momento certo para gerar muitas conversões no Natal e se preparar para um 2024 de ainda mais receita para a sua loja.
*Carolina Branchi, diretora de Integrações da Dinamize.
As informações são de NB Press.