Há 60 anos, em 13 de julho de 1962, o então presidente João Goulart sancionou a Lei 4.090, que instituiu o pagamento do 13º salário a todo trabalhador em regime CLT que tenha atuado por 15 dias ou mais durante o ano e que não tenha sido demitido por justa causa tem direito à gratificação.
Segundo o Dieese, quase 85,5 milhões de brasileiros receberão o benefício em 2022, o que deve injetar R$ 250 bilhões na economia brasileira.
Enquanto muitas pessoas vão aproveitar essa renda extra para pagar despesas e fazer compras, outros tantos têm planos diferentes para seu 13º salário — em 2021, segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 34% dos brasileiros com direito à gratificação pouparam uma parte dos recursos.
Para ajudar essa parcela da população, ouvimos especialistas em investimentos sobre a melhor maneira de destinar seus recursos neste fim de ano.
“Receber o 13º salário é uma nova oportunidade de poupar para aqueles que não conseguiram guardar um percentual dos salários ao longo do ano. E também uma oportunidade de aumentar o capital investido para aqueles que já possuem algum dinheiro guardado. Constituir uma reserva de emergência, por exemplo, de 3 a 6 salários, proporciona maior tranquilidade ao trabalhador que se encontre sem emprego por algum período no futuro, ou precise custear algum gasto extraordinário, sem precisar recorrer a custosos empréstimos bancários”, diz Lana Santos, especialista de Renda Variável da Acqua Vero Investimentos.
A corretora conta com uma equipe de mais de 150 profissionais e atua no mercado desde 2012.
Além disso, afirma Lana, ter uma carteira de investimentos é um grande aliado do trabalhador: além de preservar seu patrimônio do poder corrosivo da inflação (historicamente positiva no Brasil), também é uma forma de fazer seu dinheiro trabalhar para você.
“Com constância e paciência nos investimentos, o 13º pode deixar de ser um socorro financeiro para se tornar um reforço aos investimentos no longo prazo. Com a assessoria de um profissional, montar e administrar uma carteira de investimentos diversificada de acordo com o seu perfil de investidor, fica muito mais fácil”, diz a especialista.
Seu futuro, de tijolo em tijolo
Nos últimos anos, os fundos de investimento imobiliários (FIIs) se tornaram uma modalidade de investimento atraente para os brasileiros que desejam obter renda mensal com aluguel mas preferem não ter o trabalho de administrar um imóvel ou preferem evitar aplicar uma grande soma de dinheiro em um único ativo.
Segundo a B3 (B3SA3), a bolsa de valores brasileira, onde os FIIs são negociados, em outubro de 2022 cerca de 2 milhões de pessoas já estavam nesse mercado.
Mas como em qualquer aplicação financeira, é importante avaliar objetivamente as melhores opções dentre os mais de 400 FIIs listados na B3 antes de investir seu suado dinheiro. Para ajudá-lo nessa tarefa, Luiz Augusto Amaral, sócio fundador da gestora de fundos imobiliários TRX, conta quais são os principais critérios para montar sua própria carteira.
“A primeira providência é se informar sobre a gestora que está por trás do fundo imobiliário. Verifique o histórico e a qualidade dos seus profissionais, se possui um bom relatório gerencial e um site de relacionamento com investidores. Depois, se certifique da qualidade dos imóveis do fundo e de sua liquidez no mercado secundário. Por fim, olhe para os indicadores do fundo, sendo os principais: a relação entre o preço no mercado secundário e o valor patrimonial da cota, e o dividend yeld, que mostra a relação entre os dividendos distribuídos e o preço atual da cota do fundo”, explica Amaral.
Como vimos, muitos fatores devem ser considerados antes de escolher um FII. A TRX lançou, em março de 2022, o aplicativo Trix, que busca facilitar a experiência de se investir no mercado de fundos imobiliários.
Com apenas cinco cliques e R$ 150, você pode investir em imóveis alugados para grandes empresas, como Coca-Cola (COCA34), Amazon (AMZO34) e Pão de Açúcar (PCAR3), em FIIs e carteiras administradas por gestoras selecionadas pela equipe da TRX.
Dessa forma, ao mesmo tempo em que permite a diversificação da aplicação em diferentes fundos, o aplicativo assegura a qualidade dos imóveis e a adequação da carteira ao seu perfil de investidor.