Dicas

Confira 7 dicas para aumentar a vida útil do botijão de gás

O gás de cozinha tem pesado no orçamento do brasileiro e economizá-lo tem sido um desafio para todas as famílias

-
-

O governo federal começou a pagar em janeiro o Auxílio Gás, ou Vale Gás, benefício nacional de R$ 52 concedido de 2 em 2 meses para ajudar 5,47 milhões de famílias brasileiras de baixa renda a comprarem o botijão de 13 kg do gás liquefeito de petróleo (GLP).

O gás de cozinha tem pesado no orçamento do brasileiro e economizá-lo tem sido um desafio não só para quem recebe o auxílio federal, mas para todas as famílias. Pensando nisso, o Chama, marketplace de botijão de gás, compartilha algumas dicas para economizar gás de cozinha.

 “O GLP foi um dos itens com maior impacto na inflação de 2021, com alta de quase 37% segundo levantamento do IBGE. O Chama, como parceiro dos consumidores, acha fundamental dar dicas que os ajudem a otimizar o uso do gás e aumentar a vida útil do botijão. Assim, esperamos contribuir para que possam aproveitar o benefício do governo da melhor forma”, explica Mariana Rangel, porta-voz Chama.

Confira:

1. Escolha as panelas corretas

Um erro muito comum é usar uma panela de tamanho errado para cozinhar algo. Fritar um ovo, por exemplo, não exige uma panela grande, apenas uma frigideira pequena. Se for usada uma panela maior que o necessário, o alimento não irá cobrir o fundo inteiro e o gás será desperdiçado.

2. Use o vapor a seu favor

Quando se está cozinhando um alimento, é possível utilizar o vapor que sai da panela para cozinhar algum outro, como um legume, desde que haja uma escorredora propícia a isso. Cortar a comida em pedaços também acelera o cozimento e ajuda a economizar o gás.

3. Cuide das bocas do fogão

Ter cuidado com as bocas do fogão é fundamental para garantir o funcionamento correto delas. Por isso, é importante sempre realizar uma limpeza após o uso, evitando o acúmulo de sujeira e gordura.

4. Mantenha o forno fechado

Ao abrir o forno durante o tempo de cozimento, acontece um choque térmico entre o ar quente e o ar frio, deixando o processo mais longo. Por isso, o recomendado é abrir o forno o mínimo possível, assim o gasto de gás será apenas o necessário, evitando desperdícios.

5. Cozinhe menos vezes por semana

Uma ótima dica para economizar o gás é cozinhar menos vezes durante o mês. O recomendado é selecionar um dia, cozinhar vários alimentos (arroz, feijão, legumes etc.) e congelá-los. 

6. Feche as panelas

Cozinhar com a tampa faz com que os alimentos fiquem prontos mais rapidamente. Com isso, o gás fica ligado menos tempo, gerando economia.

7. Escolha revendas certificadas

Além dos perigos de explosão e vazamento, os riscos de comprar botijão de gás clandestino vão desde a possibilidade de terem menos gás que o indicado até vasilhames sem a manutenção correta, com ferrugem, amassados e com roscas danificadas. 

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.

Sair da versão mobile