FIIs

Conheça o FII 3R Renda Educacional, o primeiro do mercado a investir em universidades comunitárias

Fundo vai comprar participação em prédios de instituições de ensino das regiões Sul e Sudeste, com oferta inicial de R$ 150 milhões

- Sincerely Media via Unsplash
- Sincerely Media via Unsplash

A 3R Investimentos anunciou, nesta quarta-feira (1), o lançamento do FII 3R Renda Educacional, o primeiro do mercado com foco em campus de universidades comunitárias.

O fundo chega ao mercado em um momento em que os FIIs caminham para atingir a marca de 2 milhões de investidores. A gestora estipulou a oferta inicial de cotas na casa de R$ 150 milhões, restrita a investidores profissionais, a ser iniciada nos próximos dias com a família Zarzur, controladora da Ezetec, como consultoria imobiliária e investidora-âncora.

“O objetivo do fundo é comprar imóveis ocupados por universidades comunitárias para explorar o recebimento de aluguéis. É o chamado sale and leaseback, em que o vendedor do imóvel continua como inquilino”, comenta Adriano Bernardi, sócio da 3R Investimentos.

“Existem alguns fundos imobiliários voltados para o setor de educação, mas não como este que estamos lançando”, acrescenta.

Inicialmente, o FII vai comprar participação em prédios de universidades do Rio Grande do Sul. Campus de outros estados das regiões Sul e Sudeste também estão no radar.

A aprovação da alienação (parcial) do campus de uma Universidade comunitária passa por um processo de governança e aprovação bastante rígido, e pode chegar até ao Ministério Público local, – o que foi o caso da primeira Universidade do FII 3R Renda Educacional, que fica no estado do Rio Grande do Sul.

O primeiro produto da gestora com foco em universidades comunitárias foi o FIDC (fundo de investimento em direitos creditórios) 3R Educacional, que chegou ao mercado no segundo semestre de 2021. “Queremos cada vez mais trazer melhores soluções de liquidez e de melhor estrutura de capital para as universidades comunitárias”, diz Bernardi.

Com informações de TM Comunicações.

Sair da versão mobile