Tendências

Copa do Mundo: jogos do Brasil disparam consumo em bares e casas noturnas, aponta Rede Itaú

Dados da empresa de meios de pagamentos apontam comportamento dos consumidores durante os jogos da Seleção Brasileira no Mundial do Qatar

Jogadores da Seleção Brasileira - Reuters/Patricia Pinto
Jogadores da Seleção Brasileira - Reuters/Patricia Pinto

Os dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo têm gerado um comportamento dos consumidores que reflete bem o espírito do torcedor neste período.

Segundo dados da Rede, empresa de meios de pagamento do Itaú (ITUB4), os gastos em bares, casas noturnas e compra de bebidas disparam quando a Seleção entra em campo — mas no cenário geral, o varejo tem queda, com diversos estabelecimentos fechados no horário dos jogos e os consumidores focados no Mundial.

Na última segunda-feira (5), quando o Brasil garantiu a vaga nas quartas de final contra a Coreia do Sul, a Rede registrou um aumento de 138% no consumo em bares e casas noturnas, acompanhado de um crescimento de 112% nos gastos no setor de bebidas (na comparação com 6 de novembro de 2021, também uma segunda).

Na performance geral do varejo, entretanto, houve queda — tanto na comparação com 2021 (-2,7% no faturamento total) quanto com a média das segundas-feiras de novembro deste ano (-12%).

Já na sexta-feira (2), quando o Brasil teve seu último jogo na fase de grupos, o setor de bebidas teve avanço de 80,5% no faturamento, e os bares e casas noturnas cresceram 67,7% (comparando com 3 de dezembro de 2021, também uma sexta).

No cenário geral do varejo, houve queda de 4,4% no faturamento na comparação com o ano passado, e redução de 17,3% considerando a média das sextas-feiras de novembro deste ano.

Sair da versão mobile