
Às 10:18 desta terça-feira (28), as ações de Copasa (CSMG3) subiam 1,17%, ao preço de R$ 12,07 cada.
Na véspera (27), a agência de classificação de risco Fitch afirmou, em ‘AA+(bra)’, o rating nacional de longo prazo da empresa e de suas emissões de debêntures quirografárias.
A perspectiva do rating corporativo permanece estável.
A afirmação dos ratings reflete a expectativa de que a Copasa será capaz de manter sólido perfil financeiro, com reduzida alavancagem, apesar dos maiores investimentos previstos nos próximos anos, necessários para cumprir o novo marco regulatório do setor de saneamento, diz a agência.
Segundo a Fitch, a empresa deve apresentar robusta geração operacional de caixa, suportada principalmente pelas estimativas de moderado crescimento no volume faturado e adequados reajustes de tarifa.
Os ratings da Copasa consideram os sólidos fundamentos do setor de saneamento, baseados na demanda resiliente, e permanecem limitados pela expectativa de volumes de liquidez mais modestos, pontua a Fitch.
A agência ainda acrescenta que as classificações não são afetadas pelo risco político decorrente do controle público da companhia e contemplam a necessidade de manutenção de condições hidrológicas adequadas, que são atualmente confortáveis.