A Fitch Ratings atribuiu o rating nacional de longo prazo ‘AA+(bra)’ à proposta de 17ª emissão de debêntures da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)(CSMG3), no montante de até R$ 750 milhões.
A proposta de emissão, da espécie quirografária, ocorre em série única, com vencimento final em 2029.
Os recursos serão destinados à execução de parte do programa de investimentos da companhia. A Fitch classifica a Copasa (CSMG3) com o rating nacional de longo prazo ‘AA+(bra)’, com perspectiva estável.
De acordo com a agência de classificação de risco, o rating reflete os sólidos fundamentos do setor de saneamento básico brasileiro, baseados em uma demanda resiliente e em contratos de longo prazo com a maioria dos municípios atendidos pela companhia.
A agência espera que a Copasa mantenha alavancagem financeira reduzida, apesar da expectativa de investimentos mais elevados para cumprir as metas do novo marco regulatório do setor.
A empresa deve apresentar geração operacional de caixa robusta, sustentada principalmente pelas estimativas de crescimento mediano do volume faturado e por reajustes de tarifa adequados, com moderada liquidez, estima a Fitch.
O controle acionário da Copasa pelo estado de Minas Gerais não limita a atual classificação, concluem os analistas.