Análises

Copom segue vigilante ao evoluir dados econômicos, diz Guide Investimentos

Corretora não vê nenhuma alteração no comunicado ou cenário geral que justificasse uma alteração em suas projeções desde a última reunião da autoridade monetária

- Agência Brasil
- Agência Brasil

Na última quarta-feira (26), o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa básica de juros Selic em 13,75% ao ano.

Para a Guide Investimentos, a medida foi como era esperado, sem grandes novidades na reunião da autoridade monetária neste mês.

Desde setembro, o ambiente internacional não mostrou sinais de melhora. A inflação continua a correr acima do esperado, os Bancos Centrais mantêm uma postura dura e os riscos de uma desaceleração da atividade econômica global segue elevado.

Internamente, o comitê ressaltou que a atividade econômica de “acima do esperado” foi para ritmo “mais moderado”, ou seja, já vemos uma desaceleração em curso – um pré-requisito para a desaceleração da inflação.

O balanço de riscos apontado pelo Copom segue o mesmo: que a inflação global siga alta, a política fiscal brasileira siga uma trajetória expansionista e a atividade econômica local siga aquecida.

Em termos de perspectivas futuras, não houve alterações no comunicado também. O Copom vai seguir vigilante ao evoluir dos dados econômicos para definir a trajetória futura da Selic, ressalta a Guide Investimentos.
 
A manutenção da taxa deve se manter pelo menos até maio do ano que vem, quando a corretora acredita que o Banco Central pode começar a reduzi-la. Analistas não veem nenhuma alteração no comunicado ou no cenário geral desde o último Copom que justificasse uma alteração nas projeções.

Se você quer ter acesso em primeira mão às notícias e relatório do mercado financeiro, faça parte da plataforma mais completa do país:
Acesse gratuitamente O Guia Financeiro através do plano Start.
https://www.oguiafinanceiro.com.br/vip/

Sair da versão mobile