pão de açúcar

Covid-19 puxa forte avanço nas vendas do 1º trimestre da Pão de Açúcar

Por Gabriel Codas

Investing.com – No início da tarde desta quarta-feira (22), as ações do Grupo Pão de Açúcar (SA:PCAR3) são negociadas com forte valorização, acima dos ganhos do Ibovespa hoje. A rede de supermercados divulgou a prévia operacional do primeiro trimestre, quando teve um forte aumento do volume de vendas em todas as bandeiras, o que ficou mais evidente na última quinzena de março, quando os estados e municípios intensificaram o isolamento obrigatório como fechamento de comércio e serviços não essenciais.

Com isso, por volta das 13h20, os papéis registravam alta de 6,12% a R$ 68,98.

No Brasil, a receita bruta alcançou R$ 15,9 bilhões, importante avanço de 15,0% e de 6,9% nas ‘mesmas lojas’. No caso do Assaí, houve expressivo crescimento de 23,8% das vendas brutas totais, acréscimo de R$ 1,6 bilhão diante do mesmo período do ano passado, apesar da forte base de comparação, refletindo o plano de expansão e uma conquista de mais de 2,5 milhões de clientes por mês.

Destaque para o forte desempenho das 40 novas lojas abertas nos últimos 24 meses que estão em processo de maturação e já representam cerca de 25% das vendas totais da bandeira.  O desempenho de ‘vendas mesmas lojas’ alcançou 7,1%.

No Multivarejo, foram notados os efeitos positivos da reestruturação do portfólio de lojas: rápida maturação das 46 lojas reformadas do Pão de Açúcar (mais de 40% do faturamento da bandeira), que apresentaram evolução de vendas de 14%; a robusta performance das bandeiras Compre Bem e Mercado Extra, com respectivos crescimentos  “mesmas lojas” de 42% e 11%; o sucesso confirmado dos formatos de Proximidade com evolução de 22,5%, totalizando oito trimestres consecutivos de crescimento de dois dígitos e ganhos de market share frente aos formatos de vizinhança.

Também a forte retomada do crescimento no Hiper como resultado da adesão da proposta de valor às atuais necessidades dos clientes. Foco nas cerca de 70 lojas de Extra Hiper com alta performance e continuidade do processo de otimização do portfólio com fechamento de 5 lojas, sendo 3 para conversão em Assaí; o desenvolvimento contínuo do Ecossistema GPA (SA:PCAR3): monetização cruzada entre o segmento de e-commerce e lojas físicas.

A rede teve forte aumento do volume de vendas em todas as bandeiras e regiões do país, especialmente durante a última quinzena do mês de março (de 14 a 31). Nas lojas físicas, o aumento expressivo de 16% nas vendas nesse período, com o e-commerce alimentar tendo evolução de cerca de 150% dos pedidos (mais de 150.000 pedidos realizados).No caso do James Delivery, o crescimento na última quinzena de março na vertical varejo em GMV acima de 3.000% e ticket médio de 225%, além do incremento no número de pedidos de 862% comparado à mesma quinzena do ano anterior. Por fim, o Cheftime teve aumento de 90% no número de refeições vendidas considerando tanto as lojas físicas como online.

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