Varejo em festa

Dia do Consumidor: 32% dos brasileiros vão aproveitar descontos e promoções em sites

- Jacek Dylag via Unsplash
- Jacek Dylag via Unsplash

Acontece nesta segunda-feira (15) o Dia do Consumidor, conhecido como a Black Friday do 1º semestre pelas promoções e descontos oferecidos pelo varejo para atrair clientes. De acordo com uma pesquisa feita pela All iN e Social Miner, em parceria com a Opinion Box, 32% dos brasileiros pretendem aproveitar as ofertas especiais.

A data animou os consumidores em 2020: o faturamento dos e-commerces bateu R$ 3,62 bilhões no período e, ainda segundo a pesquisa, 47% dos que compraram online eram novos consumidores. Neste ano, com o agravamento da crise econômica causada pela pandemia de Covid-19, 44% ainda não decidiram pela compra de produtos e 24% não deverão participar do evento.

Entre aqueles que embarcarão na data, os principais motivos que levam os consumidores a gastar são a compra de itens necessários (61%) ou de desejo (55%) por preços mais baixos e a substituição de produtos antigos por versões mais modernas (23%).

Além disso, 56% dos compradores ficam mais confortáveis comprando pelos sites e outros 53% preferem receber as compras de casa. No entanto, mesmo com as medidas de distanciamento social, 41% ainda preferem as lojas físicas.

Para os lojistas que não querem perder clientes por falhas no atendimento, os pontos que mais levam o consumidor desistir da compra são: taxas de frete ruins (55%), falta de confiança na loja (43%), notas baixas em sites de avaliação (39%), prazos de entrega ruins (36%) e falta de opção de produtos (36%).

Com informações da NR-7 Comunicação
 

Sair da versão mobile