Na sexta-feira (31), a Eletrobras (ELET3)(ELET6) afirmou aos seus acionistas, investidores e ao mercado em geral que promoveu atualizações em sua política de distribuição de proventos.
As novas normas, expostas em um documento de dez páginas, preveem que ação preferencial de classe especial (Golden Share), de propriedade exclusiva da União, confere, única e exclusivamente, poder de veto nas deliberações sociais que visem à modificação do Estatuto Social com a finalidade de remoção ou modificação da limitação ao exercício do direito de voto e de celebração de acordo de acionistas para tal propósito.
A medida sucede uma série de adoções que a companhia fez após o seu processo de desestatização, como o modelo “true corporation”.
“A decisão de distribuição de dividendos e demais proventos deve levar em consideração diversos fatores e variáveis, tais como os resultados da companhia, sua condição financeira, necessidade de caixa, perspectivas futuras dos mercados atuais e potenciais de atuação, oportunidades de investimento existentes, manutenção e expansão da capacidade produtiva e seu planejamento estratégico”, comunicou a ex-estatal.