Notícias

Eleições argentinas: possível vitória de Milei preocupa Fernando Haddad

Candidato de extrema-direita à presidência venceu eleições primárias em agosto

Javier Milei - Ilan Berkenwald/Flickr
Javier Milei - Ilan Berkenwald/Flickr

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, afirmou, também para a Reuters e nesta quinta-feira (19), que uma eventual vitória do candidato de extrema-direita Javier Milei para a  presidência na Argentina pode ser preocupante.

"É natural que eu esteja (preocupado). Uma pessoa que tem como uma bandeira romper com o Brasil, uma relação construída ao longo de séculos, preocupa. É natural isso. Preocuparia qualquer um… Porque em geral nas relações internacionais você não ideologiza a relação", afirmou Haddad em entrevista à Reuters.

Javier Milei venceu as eleições primárias da Argentina, realizadas em agosto – elas são uma votação obrigatória para definir candidatos que concorrerão às eleições presidenciais, marcadas para o próximo domingo (22).

Haddad colocou, ainda, que "não se transpõe para as relações internacionais as questões internas".

E ele continua: "Mesmo quando você tem preferências, manifestas ou não". Ele lembrou também que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém relações amigáveis com chefes de Estado de várias vertentes políticas.

"É um vizinho do Brasil, principal parceiro na América do Sul. Então preocupa quando um candidato diz que vai romper com o Brasil. Você fez o quê para merecer esse tipo de tratamento", questionou Haddad.

Sair da versão mobile