Em seu Investor Day, a Eletrobras (ELET3)(ELET6) informou que analisa quinze oportunidades de fusões e aquisições nas áreas de geração renovável e de transmissão de energia.
De acordo com informações da repórter Letícia Fucuchima para a agência Reuters, os projetos em análise pela ex-estatal somam 18 gigawatts (GW) de capacidade instalada renovável e mais de 6 mil quilômetros de linhas de transmissão, com receita anual permitida (RAP) de R$ 2 bilhões.
Em seu realinhamento de plano estratégico, a companhia busca desinvestir de ativos não estratégicos como o início do processo de alienação de seu parque termelétrico de 2 GW, em linha com seus compromissos de descarbonização.
A reportagem ainda traz que a empresa segue no processo de racionalização de sua carteira de setenta e três sociedades de propósito específico (SPEs), por meio de encerramentos e incorporações.
Com prazo máximo no segundo trimestre de 2024, a ex-estatal planeja reduzir esse número a trinta e um.
Segundo apresentação divulgada, a companhia espera levantar cerca de R$ 1,5 bilhão com a venda de coligadas e participadas, de vinte para treze com projeções de conclusão para o mesmo período.
O Investor Day encerra-se às 16:00 desta quarta-feira (12).