ELETROBRAS

Eletrobras lidera Ibovespa; BNDES deve incluir venda de ações em desinvestimentos

Por Gabriel Codas

Investing.com – As ações da Eletrobras (SA:ELET3) operam com forte valorização na parte da manhã desta quinta-feira, liderando os ganhos do Ibovespa. O mercado repercute a notícia do jornal Valor, que informa que o BNDES vai incluir a participação que tem na estatal no programa de desinvestimento.

Por volta das 14h24, os ativos tinham ganhos de 8,04% a R$ 36,57.

A reportagem destaca que o banco ainda não retomou os processos de ofertas de ações, que forma interrompidos com o início da pandemia, mas que as operações devem ser retomadas em breve. A expectativa é que as vendas de participações por meio de follow-nos devam acontecer no final do trimestre.

BNDES ainda não retomou seus processos de ofertas de ações que estavam em andamento antes da crise, mas deve fazer isso em breve, conforme três fontes. As operações do banco são vendas de participações por meio de ofertas subsequentes, que podem voltar a ocorrer a partir do final desse terceiro trimestre.

No plano traçado para 2020, estavam previstas as vendas da segunda tranche de participação na empresa de alimentos JBS (SA:JBSS3), na petrolífera Petrobras (SA:PETR4), na empresa de energia Copel (SA:CPLE6) e na fundição Tupy (SA:TUPY3).

Privatização

Na véspera o mesmo informou que o governo voltou a cogitar o emprego de golden shares para retomar o processo de privatização da estatal, retornando à proposta inicial de venda da companhia durante o governo Temer, mas que não foi adiante com a equipe econômica do atual governo, que prevê perda de valor com a medida. “Golden shares” são ações de classe especiais que dão determinados direitos de veto ao governo em decisões estratégicas da companhia, mesmo sob governança privada.

O retorno das golden shares é uma das duas propostas que o governo negocia com parlamentares no projeto de lei, já enviado ao Congresso, que dá aval à venda da elétrica. Outra mudança estudada pela equipe do governo é a criação de um fundo para investimentos na região Norte, semelhante ao fundo de revitalização do rio São Francisco que beneficia a região Nordeste. O fundo seria com valores de parte da outorga a ser paga pela própria Eletrobras. Segundo o jornal, as mudanças já são negociadas entre o governo federal e os parlamentares.

Se aplicadas, as golden shares poderiam ajudar a acelerar o processo de privatização da companhia, que não tem tido avanços no Congresso.

Sair da versão mobile