eletrobras

Eletrobras salta mais de 8% com governo voltando a tentar privatização em 2020

Por Gabriel Codas

Investing.com – No começo da parte da tarde desta quarta-feira as ações da Eletrobras (SA:ELET3) operam com forte valorização na parte da manhã, com a notícia de que o ministro da Economia, Paulo Guedes, mudou os planos iniciais e decidiu que o governo deve realizar a privatização da Eletrobras, além dos Correios, Porto de Santos e a Pré-Sal Petróleo. Também será feira a abertura de capital da Caixa Seguridade.

Com isso, por volta das 13h29, os ativos somavam 9,47% a R$ 31,55.

Para que esse movimento seja possível, é necessário que o Congresso Nacional aprove a privatização. No momento, existe a dúvida quanto ao apoio que os parlamentares têm para a venda dessas estatais.

Inicialmente, Guedes pretendia que as vendas das estatais acontecessem somente nos próximos anos. No entanto, ele mudou de posição com a necessidade de fazer caixa neste ano, e também pela visão de que é necessário aumentar investimentos privados para ajudar na retomada da economia.

A lista traz como principal novidade a intenção de privatizar a PPSA ainda em 2020. A empresa é a parte da União nos contratos do pré-sal que operam sob regime de partilha. Sob este regime, parte da produção dos campos fica com o governo federal, em percentual definido no leilão.

Sair da versão mobile