Em sabatina no Senado nesta terça-feira (3), os indicados do governo à diretoria do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo e Ailton Aquino, foram aprovados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Galípolo deve ocupar agora o cargo de diretor de Política Monetária, enquanto Aquino ficará como diretor de Fiscalização do BC.
Mais cedo, o novo diretor de Política Monetária afirmou que não é função de nenhum economista impor o que acredita que o melhor destino econômico do país.
"Não cabe a nenhum economista, oor mais excelência que ele tenha, impor o que ele entende ser o destino econômico do país à revelia da vontade democrática e dos representantes eleitos", pontuou.
Galípolo também comentou que as medidas econômicas do atual governo possibilitaram uma melhora nas condições econômicas.
"Medidas até aqui implementadas produziram no primeiro semestre apreciação da moeda, previsões de um déficit primário menor, (..) menor inflação e o mercado já projeta taxas de juros mais baixas e cortes na taxa de juros futura", afirmou.