SpaceMercado

Embraer (EMBR3) e Saab querem vender juntas cargueiro C-390 à Suécia

Em parceria, buscarão novas oportunidades de negócios, como potenciais clientes do Gripen no Brasil e na América Latina

- Roosevelt Cassio/Reuters
- Roosevelt Cassio/Reuters

Na terça-feira (11), a Embraer (EMBR3) e a Saab divulgaram que assinaram um Memorando de Entendimento com o objetivo de fortalecer a colaboração entre as empresas em diversas áreas, especialmente em desenvolvimento de novos negócios e na área de engenharia. 

Ambas querem trabalhar e vender juntas para posicionar o C-390 Millennium como a solução preferencial para os requisitos de transporte aéreo tático da Força Aérea da Suécia.

Além disso, querem avaliar a integração dos equipamentos e sistemas da Saab na aeronave multimissão C-390. 

As empresas também buscarão novas oportunidades de negócio, como potenciais clientes do Gripen no Brasil e na América Latina, com a consideração do Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen, do Centro de Testes do Gripen e da linha de montagem final da aeronave na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP). 

Desta forma, a Embraer e a Saab irão colaborar para ampliar a participação da Embraer em contratos futuros do Gripen. 

Além disso, as empresas desenvolverão estudos técnicos para futuros caças, e assim fortalecer a transferência de tecnologia realizada pela Saab para a Base Industrial de Defesa no âmbito do programa Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB). 

Este trabalho pode apoiar o crescimento futuro do Gripen E até 2060 e outras necessidades futuras dos caças, na medida em que surgirem.

“A Saab e a Embraer são líderes mundiais no segmento aeroespacial, reconhecidas pela excelência da sua engenharia e de seus produtos. Estou certo de que as duas empresas irão expandir ainda mais os seus negócios em vários mercados do mundo”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa e Segurança. 

Sair da versão mobile