Versão 2.0

Embraer (EMBR3) entrega nova geração de radares SABER M60 ao Exército Brasileiro

Além desses dois radares, a Embraer anunciou em abril deste ano um novo contrato que contempla quatro radares adicionais do mesmo modelo

- Roosevelt Cassio/Reuters
- Roosevelt Cassio/Reuters

A Embraer (EMBR3) entregou ao Exército Brasileiro as duas primeiras unidades dos radares SABER M60, em sua versão 2.0, que serão utilizados nas
Unidades de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro.

Além desses dois radares, a Embraer anunciou em abril deste ano um novo contrato que contempla quatro radares adicionais do mesmo modelo.

A aquisição dos radares SABER M60 foi prevista no Planejamento Estratégico do Exército Brasileiro 2020-2023 e amplia a capacidade operacional da Força Terrestre.

Desenvolvido pela Embraer em conjunto com o Exército Brasileiro, o SABER M60 se trata de um radar de artilharia antiaérea de baixa altura com 100% de conteúdo nacional e que já se encontra em operação com o Exército.

Em 2019, houve a conclusão da fase de atualização tecnológica do radar, que resultou na versão 2.0.

O radar de busca integra um sistema de defesa antiaérea de baixa altura e visa a proteção de pontos e áreas sensíveis como instalações governamentais e
infraestruturas estratégicas.

Com tecnologia 3D, possui alcance de 60 quilômetros e até 16.400 pés de altura, o que permite rastrear até 60 alvos simultaneamente, inclusive a detecção e classificação automática de alvos.

Trata-se de um radar tático de grande flexibilidade operacional, fácil montagem e transporte, e pode ser desdobrado em até 15 minutos.

Possui ainda tecnologia LPI (Low Probability Interception), o que permite alta capacidade de atuar na identificação de alvos sem ser facilmente identificado.

O SABER M60 pode ser integrado aos sistemas de armas baseados em mísseis ou canhões antiaéreos, além de possuir provisão para integração com outros sistemas de defesa aérea, tal como o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA). 

Sair da versão mobile